O X da Educação | 01/07/2010 16h01min
Em meio a fitas métricas, dados, tabuleiros e os próprios tênis, estudantes do Vale do Sinos descobriram que a matemática pode estar muito além das equações complicadas copiadas do quadro negro. Alguns encontraram no cadarço dos tênis, no quadro pendurado na parede de casa ou no comprimento das pernas a mais pura e simples matemática.
Com o desafio de instigar nas crianças o gosto pela disciplina e propor a aproximação entre futuros professores e alunos da rede municipal, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) encerrou ontem, em São Leopoldo, a sua primeira Feira de Educação Matemática. Em dois dias de atividades, pelo menos mil estudantes de São Leopoldo e de outros municípios da região viram a matemática com outros olhos.
– Queremos desmistificar que a matemática é difícil, só para gênios. Às vezes só de saber que é matemática o estudante já não gosta – diz Rogério Steffenon, coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática da Unisinos.
Em uma das oficinas, o estudante de Licenciatura em Matemática Guilherme Lauxen Neto, 20 anos, deu a instrução, que soou estranha à primeira vista:
– Tirem os tênis. Agora, os cadarços. E peguem a fita métrica.
A experiência era trabalhar equações geométricas e com elas, chegar ao Teorema de Pitágoras, medindo o tamanho dos cadarços e as formas como podem ser recolocados.
– Buscamos formas alternativas sem infantilizar a educação – ensina o futuro professor.
Cultivar o gosto dos alunos pela matéria é papel dos professores, aponta o coordenador do curso:
– Eles têm de fugir do tradicional.
O evento que começou na segunda-feira e terminou ontem contou com palestras, oficinas, trabalhos de conclusão de curso e exposição de materiais didáticos. Dado o sucesso, deve se repetir no ano que vem.
Para o professor |
Dicas dos professores do Curso de Matemática da Unisinos: |
- Se você é professor, ouça os alunos. Muitas vezes os professores falam muito, mas não escutam as crianças. Cada aluno aprende em um tempo diferente, de um jeito diferente. |
- Tente despertar na turma o interesse pela matéria. Mas lembre: a criança só vai se interessar se aquilo fizer sentido para ela. |
- Tente aproximar da matéria as atividades que elas gostam. Saia da sala de aula: explore o pátio da escola nas suas formas geométricas, áreas, formas. O aluno vai conseguir relacionar a teoria à prática. |
- Não trabalhe apenas cálculos. Leve para a turma desafios que elas possam resolver em sala de aula ou também em casa, com a família. |
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.