clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

O X da Educação  | 21/06/2010 16h18min

Entrevista: "Professores não devem ser pagos só pelo desempenho"

Christopher Day, professor da Universidade de Nottingham

Itamar Melo  |  itamar.melo@zerohora.com.br

Especialista em educação, o professor Christopher Day, da Universidade de Nottingham, na Grã-Bretanha, avalia a meritocracia nas escolas. Leia trechos da entrevista concedida por e-mail a Zero Hora:

Zero Hora – Quais são os melhores caminhos para ter bom professores nas escolas? Como fazer para aperfeiçoá-los?

Christopher Day – Não há uma solução-atalho. Há um número de condições que precisam ser ordenadas. Primeiro, a atividade de ensino por si precisa ser atraente em termos de condições (incluindo salário, mas mais importante, condições do local de trabalho para o ensino e o aprendizado). Segundo, ela precisa ser respeitada por público e mídia. Terceiro, os treinamentos para antes e durante o ato de lecionar precisam ser de alta qualidade. E quarto, as qualificações para lecionar precisam ser reforçadas.

ZH – O senhor acredita que professores devem ser avaliados e pagos de acordo com o desempenho de seus alunos?

Day – Professores não devem ser avaliados e pagos apenas de acordo com o desempenho de seus alunos, pois é difícil indicar um relacionamento direto de “causa e efeito” entre o ensino e a realização. É claro, estudantes devem progredir guiados por um professor, então o progresso e o desempenho devem ser monitorados. Entretanto, o significado de “desempenho” é interpretado de forma diferente por pessoas diferentes. Por exemplo, enquanto é relativamente fácil examinar o progresso em matemática, é mais difícil examiná-lo no desenvolvimento de habilidades de raciocínio ou em criatividade. Finalmente, em razão de dificuldades externas em famílias e na sociedade, pode ser mais difícil de engajar e motivar alguns estudantes do que outros. Os professores, é claro, devem fazer diferença no aprendizado dos alunos.

ZH – A avaliação e a remuneração de professores de acordo com esse modelo são comuns na Grã-Bretanha?

Day – São avaliados a cada ano. Chamamos isto de “administração de desempenho”. É baseado em documentação e em observações em sala de aula. A avaliação é baseada na descrição do trabalho do professor, com foco em três tópicos: progresso e realização do estudante, padrões nacionais de ensino e planejamento do desenvolvimento do professor no contexto do plano de melhorias da escola. Isso está associado com progressão na carreira e com aumentos salariais.

ZERO HORA

Mais Notícias

O X da Educação  18/11/2011 12h34min
Dois cursos superiores gaúchos lideram ranking nacional do MEC
O X da Educação  18/11/2011 12h32min
UFRGS é a terceira melhor universidade do Brasil em avaliação do MEC
O X da Educação  24/10/2011 12h24min
Abstenção do Enem custa R$ 61,2 milhões
O X da Educação  13/10/2011 13h25min
Medicina tem recorde de inscritos na UFRGS
O X da Educação  09/10/2011 11h10min
ESPECIAL: tudo que você precisa saber sobre o Enem
O X da Educação  08/10/2011 11h10min
Carreiras: Análise de Políticas e Sistemas de Saúde
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.