O X da Educação | 18/06/2010 18h45min
A visão
Os educadores bons devem ser premiados. Os ruins, reciclados ou afastados. A política Barack Obama é entusiasta da ideia de pagar professores conforme o desempenho. Para pressionar os Estados, está despejando US$ 4,35 bilhões nos sistemas que se adaptarem à cartilha da Casa Branca. Um outro programa federal é ainda mais focado: reserva US$ 297 milhões para redes que criarem modelos eficientes de remuneração por performance.
O que faz para ter bons professores
Nova York, o paradigma da discussão, implantou um sistema em que o progresso de alunos e escolas é avaliado e no qual diretores e professores são recompensados e punidos em função disso. O diretor tem autonomia, define o currículo e contrata a própria equipe docente. Se der certo, recebe bônus e promoções. Se der errado, pode ser demitido, e a escola, fechada.
O detalhe
A meritocracia foi implantada, mas entre muitas outras medidas. A primeira foi conceder um aumento de 43% para todos os professores.
Entrevista: Douglas Harris, professor da U. de Wisconsin-Madison
“A escola é atrativa?”
Zero Hora – Como ter bons professores?
Douglas Harris – O ideal seria atrair o máximo de pessoas brilhantes. Será que a escola é atrativa? Se você quiser bons professores nas escolas, precisa de bons salários, boas condições de trabalho, bom treinamento, boa avaliação e boa responsabilização.
ZH – Como o senhor avalia experiências como a de Nova York?
Harris – Esses modelos têm potencial para funcionar, embora ainda não existam evidências claras. Pagar conforme o desempenho é cada vez mais comum nos EUA, mas de forma geral ainda é algo raro. Obama está fazendo um esforço agressivo para fazer escolas e professores serem responsabilizados pelos resultados.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.