clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/12/2009 07h10min

Especialista aponta Dupla como referência de marketing no Brasil

Fernando Trein diz que Inter teve projeção com Centenário e Grêmio consolidou comunicação com o torcedor

Ana Maria Acker  |  ana.acker@rbsonline.com.br

A cada ano a gestão do futebol se torna mais profissional e os conceitos de marketing conquistam um espaço amplo no planejamento dos clubes. Grêmio e Inter têm um papel importante na promoção de ideias desse gênero no Brasil. Segundo Fernando Trein, especialista em marketing esportivo e mestre em gestão de serviços, a Dupla é referência no país.

– A cada anos os dois clubes vão se destacando, estão ampliando esse trabalho junto aos seus departamentos. As duas equipes são uma referência em relação ao futebol brasileiro. Os modelos usados aqui são copiados no resto do país – salienta.

Em função do Centenário, o Inter conquistou uma projeção um pouco maior que o Grêmio em 2009.

– É óbvio que o Inter, em função do Centenário, talvez tenha uma projeção um pouco maior, principalmente pela meta dos 100 mil sócios. Fazendo uma comparação com 2003, no Centenário do Grêmio, naquela época não tinha youtube, toda a facilidade de fazer um filme, isso tem que ser considerado, mas também diferencia a favor do Inter – explica Trein.

Por outro lado, o autor do blog Marketing Esportivo do clicEsportes avalia que o Tricolor também comandou ações significativas, entre elas a de se aproximar ainda mais do torcedor:

– Apesar de não comemorar o Centenário em 2009, o Grêmio não ficou atrás e fez ações interessantes. Essa do Exército Gremista achei uma ideia bem feita. O clube também consolidou suas formas de comunicação com o torcedor, Grêmio TV, Grêmio Rádio, criou programas com a participação de seu torcedor – observa.

Clubes modelo em gestão

São Paulo, Boca Juniors, Real Madrid são algumas das referências para Grêmio e Inter. Fernando Trein afirma que há outros clubes com trabalhos interessantes na área de marketing:

– Além do Real Madrid, destaco o Barcelona, que tem uma característica semelhante aos times daqui, em função da Catalunha ser quase um país dentro da Espanha. O Manchester United é outro. Manchester não é a capital da Inglaterra e mesmo assim detém o clube mais poderoso do país e um dos maiores do mundo. O futebol alemão também precisa ser observado – declara.

Outro ponto a ser explorado é a questão da rivalidade, que comprovadamente impulsiona receitas. Além disso, os clubes do RS precisam analisar os contextos em que foram criados, suas tradições, ligação com a sociedade, para organizar seus planejamentos.

– Ao contrário dos clubes-empresa, equipes que têm investidores, donos, como na Alemanha e na Itália, a nossa origem é muito parecida com a Espanha. Temos times gerados na sociedade. É possível aproveitar a cultura dessas sociedades. Qual a cultura do Inter? Qual a do Grêmio? da Dupla Ca-Ju? Bra-Pel? Podemos criar ideias próprias, até porque o futebol está inserido na cultura popular do país – salienta.

Balanço de marketing da Dupla Gre-Nal

CLICESPORTES
Manu Fernandez, AP / 

Barcelona é um exemplo de gestão competente
Foto:  Manu Fernandez, AP


Mais Notícias

O X da Educação  18/11/2011 12h34min
Dois cursos superiores gaúchos lideram ranking nacional do MEC
O X da Educação  18/11/2011 12h32min
UFRGS é a terceira melhor universidade do Brasil em avaliação do MEC
O X da Educação  24/10/2011 12h24min
Abstenção do Enem custa R$ 61,2 milhões
O X da Educação  13/10/2011 13h25min
Medicina tem recorde de inscritos na UFRGS
O X da Educação  09/10/2011 11h10min
ESPECIAL: tudo que você precisa saber sobre o Enem
O X da Educação  08/10/2011 11h10min
Carreiras: Análise de Políticas e Sistemas de Saúde
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.