clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/11/2009 22h57min

Figueira bate Campinense com show do capitão Fernandes e dorme no G-4 da Série B

Capitão marcou dois e está perto de virar maior artilheiro alvinegro

Felipe Albertoni  |  felipe.albertoni@rbsonline.com.br

O Figueirense atuou com superioridade e venceu o Campinense por 3 a 1 na noite desta sexta-feira, dia 6, no estádio Orlando Scarpelli. A equipe alvinegra marcou com Fernandes logo no começo, e soube aproveitar a vantagem numérica que adquiriu com a expulsão de Fábio Júnior, por reclamação, aos 23 minutos.

No segundo tempo, Fernandes marcou seu 93º gol com a camisa alvinegra (a dois de superar Calico e se tornar o maior artilheiro do Furacão em todos os tempos), e deixou Rafael Coelho na cara do gol para o camisa 9 marcar seu 16º gol no campeonato. Marcelinho Henrique diminuiu para o Campinense.

>>> Assista os gols da partida no site da RBS TV

O resultado coloca mais uma vez a equipe catarinense na zona de classificação à Primeira Divisão, com os mesmos 57 pontos da Portuguesa, mas uma vitória a mais nos critérios de desempate. Resta ao Figueira esperar o resultado do confronto entre Atlético-GO (5º colocado, com 56 pontos) e Guarani neste sábado, dia 7, para confirmar a 4ª posição. A equipe paraibana, com 33 pontos, caiu para a 19ª posição, superado pelo Fortaleza, que empatou com o Bahia e foi a 34.

Na próxima rodada, a 35ª do campeonato, o Furacão vai a Natal encarar o América-RN, às 21h50min da próxima terça-feira, dia 10. Já o Campinense recebe o líder Vasco em casa, às 21h do mesmo dia.

O jogo

O confronto começou com o Figueirense dando as cartas do jogo, impondo-se em campo e partindo para cima do time paraibano. Com apenas 4 minutos de bola rolando, João Filipe fez boa jogada e enfiou para Anderson Luis cruzar da direita; a defesa afastou parcialmente e a bola sobrou para Fernandes finalizar firme de canhota da entrada da área, contando com um leve desvio no meio do caminho para matar Fabiano.

Com a vantagem de 1 a 0 e bem postado na defesa, o Alvinegro só foi levar o primeiro susto aos 17 minutos: Giuliano pegou de primeira dentro da área após cruzamento da direita e chutou por cima do gol de Wilson. Aos 23, as coisas se complicaram de vez para o time visitante. Fábio Júnior ofendeu o juiz Sandro Meira Ricci por causa de uma marcação de saída de bola pela lateral e foi expulso, levando o vermelho direto.

Brum quase marca do meio de campo

Na marca de 30 minutos, uma sequência de lances inacreditáveis do ataque alvinegro. Primeiro foi Rafael Coelho quem recebeu ótima enfiada de Fernandes, completamente livre e na cara do goleiro, mas finalizou fraco e Fabiano defendeu. Um minuto depois o arqueiro do Campinense deu um chutão, Brum dominou no meio de campo e bateu com categoria, quase encobrindo Fabiano e marcando um tento histórico, mas a bola explodiu no travessão. O primeiro tempo seguiu sem maiores lances de perigo até o final.

Fernandes mata o jogo na segunda etapa

O Alvinegro voltou querendo matar logo a partida, e a tática deu certo. A exemplo do que fez no primeiro tempo, Fernandes aproveitou mais uma vez a marca dos 4 minutos para marcar: Egídio pegou a sobra de chute de Rafael Coelho que a defesa visitante bloqueou e bateu cruzado, achando Fernandes livre debaixo do gol, e o camisa 10 só desviou para as redes. Foi o 93º gol do capitão com a camisa do Furacão, agora a dois de se tornar o maior artilheiro da equipe do Estreito de Florianópolis.

Na sequência, aos 10, Fernandes apareceu novamente para mostrar toda a categoria que possui. Após receber passe de letra de Schwenck, o capitão deu uma cavadinha por baixo da bola para deixar Rafael Coelho na cara do gol, e o camisa 9 não perdoou: pancada de direita e 16º gol do matador, agora artilheiro isolado do campeonato. Três a zero no placar do Scarpelli.

Perdido em campo, com um jogador a menos, o Campinense só conseguia chegar à área do time da casa em cobranças de escanteio. Em uma delas, aos 22, Edmundo deu uma de zagueiro e tirou o gol quando a bola já ia cruzando a linha da baliza defendida por Wilson. Aos 26, foi Rafael Coelho quem bateu bem de fora da área para assustar Fabiano, mas a bola desviou e saiu.

Marcelinho marca o de honra

Dois minutos depois, mais uma bela trama do ataque alvinegro: Schwenck cruzou da esquerda na segunda trave, e Rafael Coelho escorou para Fernandes matar a bola e tentar o voleio no meio da área, mas a finalização saiu fraca, e Fabiano defendeu com segurança. Aos 34, um lance infantil de Rafael Coelho custou a participação do camisa 9 na próxima partida, contra o América-RN: ele tentou simular um pênalti ao se jogar dentro da área e levou o terceiro cartão amarelo.

Como que por castigo, dois minutos depois o Campinense conseguiu diminuir. Marcelinho Henrique fez jogada individual, deslocou-se da direita para o meio, invadiu a área e bateu de canhota, tirando de Wilson. A reação, no entanto, parou por aí. Final de jogo com 3 a 1 no placar, e o retorno do Figueirense ao G-4 da Série B.

Ficha técnica

Figueirense (3)
Wilson; João Filipe (Alê), Toninho e Edson; Anderson Luís (Schwenck), Paulinho, Roberto Brum, Maicon, Fernandes e Egídio; Rafael Coelho.
Técnico: Márcio Araújo

Campinense (1)
Fabiano; Leandro Camilo, Cléber e Márcio Paraíba; Fábio Santana, Neto Maranhão (Buick), Daniel, Giuliano (Marcelinho Henrique) e Marquinhos (Thompson); Edmundo e Fábio Júnior.
Técnico: Freitas Nascimento

Gols: Fernandes (FIG), aos 4 minutos do primeiro tempo e aos 4 minutos do segundo tempo. Rafael Coelho (FIG), aos 10 minutos, e Marcelinho Henrique (CAM), aos 36 minutos do segundo tempo.
Cartãos Vermelho: Fábio Júnior (CAM)
Cartões Amarelos: João Filipe, Rafael Coelho e Paulinho (FIG); Neto Maranhão (CAM)
Arbitragem: Sandro Mera Ricci (DF), auxiliado por Enio Ferreira de Carvalho e João Antônio Souza Paulo Neto.
Público: 8.616
Renda: R$ 36.400,00.
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.