O X da Educação | 04/03/2009 12h49min
“Enquanto o professor forma o profissional, o educador prepara o cidadão; enquanto o professor ensina a ciência, o educador sensibiliza o coração e a alma; enquanto o professor explica a gramática e expressões numéricas, o educador imprime princípios e atitudes. Por essas e outras razões, todos os professores devem, aos poucos, se tornar educadores.” (Ivo Juliato)
Perceber a escola como uma instituição que deve ir além do saber científico é pensar em educandos que possam ter acesso a diferentes saberes e em educadores que incorporem a tarefa de cuidar, afinal, uma das principais funções da escola é ter um olhar cuidadoso permanente sobre seus alunos. Além de acompanhar, orientar, propiciar espaços e vivências dentro de currículos que abram perspectivas de outras configurações para a vida.
Quando Claudio de Moura Castro, um dos principais pensadores da educação no Brasil, diz que os alunos que fazem o curso de Pedagogia são os mais fracos, que não aprendem a dar aula durante o curso, eu me pergunto: acabaram com a Escola Normal e não capacitaram os professores que formam professores dentro das pedagogias?
Se a educação é o caminho fundamental para transformar a sociedade, não é mais possível reproduzir o paradigma tradicional de ensino. O conhecimento é o que utilizamos durante as nossas vidas e só pode ser aproveitado pela sociedade quando vem acompanhado por valores éticos e morais.
Não há apenas um “X” na educação. Há vários. Esses questionamentos fazem parte das preocupações não só de especialistas em educação, mas de qualquer cidadão que acredite na grande responsabilidade que têm as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas. Devem inspirar e orientar reformas educativas, tanto em nível de elaboração de programas como de definição de novas políticas pedagógicas.
As escolas precisam organizar-se, reestruturando seus tempos e espaços, revitalizando os significados dos currículos, resgatando o papel dos professores num cenário onde as ideias de conhecimento e de valor encontram-se tão emaranhadas.
O sistema educativo deve contribuir para formação de pessoas capazes de evoluir, de se adaptar a um mundo em rápida mutação e de ter domínio sobre essa mudança. Esse trabalhador deverá saber pensar, estar em formação permanente, sem esquecer que as habilidades de aprender a aprender, trabalhar em equipe respeitando o outro, serão o fio condutor dessa caminhada.
Que não se perca a esperança de ver o trabalho do professor reconhecido, não somente na resposta do seu aluno, mas também no seu contracheque, no investimento feito na sua capacitação, na crença de que fez a escolha certa.
Eis um dos “X” da educação.
Publicado em 16/02/2009
ZERO HORAconcordo com Jaqueline,como cidadão pode dizer que o curso de pedagogia é fraco, avaliar tal postura sem mesmo conhecer todas as diciplinas, pois é de lá que o Professror aprende ser tbém um educador.
A respeito do artigo "reinaugurando o papel do educador, concordo em grande parte com a professora que o escreveu sou pedagoga e orientadora educacional, acredito que esse papel de educar também deve ser rsponsabilidade das famílias em primeiro plano e não o que temos visto atualmente, pais depositando seus filhos aos cuidados do professor/educador. Quanto ao economista Claudio Moura ser denominado de um dos maiores pensadores da educação eu descordo pois seus artigos muitas vezes tem a postura de denegrir o pedagogo, o professor,o educador. Dizer que quem faz o curso de Pedagogia são os mais fracos é inadmissível.Qual a experiência dele em escolas, salas de aula,gestão escolar?
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