| hmin
O presidente francês, Jacques Chirac, disse em entrevista nesse domingo que qualquer ataque unilateral dos Estados Unidos contra o Iraque sem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) iria isolar Washington da comunidade internacional:
– Se os Estados Unidos decidirem intervir sozinhos, teremos de dizer que isso ocorrerá fora da comunidade internacional – afirmou Chirac.
De acordo com o presidente, um eventual ataque ao Iraque não será legitimado a não ser que seja acordado em uma decisão do Conselho de Segurança da ONU, que somente poderia ser tomada tendo por base um relatório dos inspetores de armas que estão agora vasculhando o Iraque. Chirac afirmou que a França quer que o Iraque se desfaça de qualquer arma de destruição em massa, e pediu que o presidente iraquiano Saddam Hussein coopere com as inspeções.
Washington faz pressão para que os inspetores sejam mais agressivos ao buscarem evidências dos programas de armas do Iraque, mas segundo Chirac, não cabe a pessoas de fora decidir se os inspetores são capazes de fazer seu trabalho.
– Pode-se questionar se a cooperação do Iraque é suficiente e querer que ela seja mais ativa, o que é o que eu desejo. Mas cabe aos inspetores julgar se eles têm meios de levar adiante sua missão e não a este ou aquele país – finalizou.
O chefe dos inspetores de armas Hans Blix, chegou a Bagdá neste domingo, pedindo que o Iraque pare de se arrastar e mostre evidências dos programas de armas para evitar a ameaça de guerra.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.