| hmin
O governo iraquiano procura garantias para que o presidente Saddam Hussein e outros líderes do país possam exilar-se e, dessa forma, colocar fim às tensões na região. A informação foi noticiada na edição desta sexta, dia 17, da revista alemã Der Spiegel. A versão online da publicação divulga que um país da África poderia ser a alternativa.
O país candidato a receber Saddam não teve seu nome divulgado. Segundo a Der Spiegel, o governo iraquiano insiste que o presidente e os parentes dele não sejam processados caso se mudem do Iraque.
As condições impostas pelo Iraque incluem a retirada de soldados norte-americanos da região, o final das inspeções de armas e das sanções impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a adoção de medidas contra a suposta produção de armas de destruição em massa por Israel.
A Der Spiegel contou ainda que os EUA consideravam as condições inaceitáveis. O Egito, por outro lado, tentava convencer o Iraque a fazer menos exigências.
Até agora a Líbia, a Mauritânia, a Rússia e Belarus rechaçaram especulações de que poderiam receber Saddam como um meio de evitar uma nova guerra no Oriente Médio. Os EUA, que planejam ao menos dobrar para 120 mil o número de soldados seus estacionados na região do golfo Pérsico, declararam que o Iraque desobedeceu uma resolução da ONU ao entregar uma declaração falha a respeito de seu arsenal.
Segundo analistas, vários países árabes tentam garantir que Saddam coopere com as exigências da ONU ou que mesmo renuncie e se exile.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.