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 | 30/04/2008 13h16min

Ross Brawn crê que novas regras aumentarão ultrapassagens

Diretor da Honda aposta em sistema de recuperação de energia cinética nos carros

No meio de tantas reclamações, uma voz discordante. Nesta quarta, Ross Brawn se tornou um dos únicos integrantes do circuito da Fórmula-1 a defender o banimento das mantas térmicas para pneus, novidade no regulamento da categoria para 2009. Para o chefe da Honda, a alteração, atrelada às restrições na aerodinâmica dos carros, proporcionarão um maior número de ultrapassagens nas corridas do ano que vem.

Desse modo, Brawn vai de encontro a um coro que englobou a maioria dos pilotos e até o heptacampeão mundial Michael Schumacher, que testou para a Ferrari sob tais condições e também não aprovou. Tanto o alemão como os demais alegaram que ir à pista com pneus desaquecidos pode ser perigoso, já que boa parte da aderência se perde.

No entanto, o homem-forte da Honda acredita que a redução dos níveis de downforce provocados pela aerodinâmica deve deixar os carros mais próximos um dos outros a partir da próxima temporada.

– Quando você tem um nível alto de aderência dos pneus e um nível baixo de aderência causada pela aerodinâmica, os carros tendem mais juntos, compensando isso – disse em entrevista ao site Autosport. – Acho que haverá estratégias interessantes, porque obviamente quando você deixar os pits, estará com os pneus frios e pode não ser capaz de se defender dos ataques de quem está atrás – completou.

Antes das declarações desta quarta, Brawn já havia se mostrado favorável à introdução para 2009 do sistema de recuperação de energia cinética (KERS, na sigla em inglês). Trata-de um equipamento que armazenará energia nas frenagens, proporcionando a liberação de mais potência ao piloto no momento em que ele acionar um botão. O objetivo do sistema, além de diminuir os custos da equipe, também é proporcionar mais ultrapassagens.

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