clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/01/2008 17h21min

Sharapova e Ivanovic colocam beleza e talento em quadra na Austrália

Musas do tênis vieram do Leste Europeu e estão entre as cinco melhores do mundo

Michele Cardoso  |  michele.cardoso@rbsonline.com.br

Duas musas do tênis mundial — Maria Sharapova e Ana Ivanovic — vão decidir o título de um dos quatro torneios mais importantes do mundo - o Aberto da Austrália. Além de terem os atributos físicos que agregam fama às atletas, as duas têm talento de sobra.

No mais, as coincidências não passam disso, exceto por aquela que pode ser a maior delas: ambas vêm do Leste Europeu. A região fez parte da "Cortina de Ferro", o bloco de países socialistas dominado pela então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Foi também no Leste Europeu que se deu o coração da Guerra Fria, que resultou na reabertura do mercado para o sistema capitalista — fato este que desamparou o povo nestes países.

A limitação nas oportunidades profissionais e nas condições econômicas formaram um cenário especial que hoje traz frutos ao esporte mundial: a região se tornou um celeiro de grandes atletas que, pelo esporte, encontraram uma forma de ganhar dinheiro e fama nos quatro cantos do mundo. As finalistas do Aberto da Austrália, que se encaram na madrugada de sexta para sábado, à 0h30min (horário de Brasília), são dois exemplos disso.

A rainha loira

Maria Sharapova é russa, nascida na Sibéria, em 19 de abril de 1987. Aos 4 anos, ela criava intimidade com o tênis, quando começou a treinar com o pai, Yuri Sharapov. Foi ele quem levou a filha, aos 9 anos, para a academia de Nick Bolletieri, nos Estados Unidos — uma das mais famosas do mundo — a fim de intensificar o treinamento, melhorar a técnica e incentivar a garota a seguir carreira como tenista profissional. O investimento do pai — e o olho para o talento da filha — deu resultado, tanto que até hoje é ele quem acompanha e instrui Maria Sharapova nas competições.

Em 2004, Maria Sharapova foi revelada como um grande nome do esporte, quando faturou o seu primeiro título em um Grand Slam — no torneio de Wimbledon, disputado na Inglaterra, em piso de grama. Em agosto de 2005, a bela loira, que exibe uma forma de modelo — 59kg distribuídos em 1,88m de altura —, já liderava o ranking mundial. Sharapova atualmente é a número 5 do mundo.

Em quadra, além do estilo de jogo agressivo e caracterizado pela troca de bolas no fundo, outro "estilo" chama a atenção: a patrocinadora Nike confecciona peças especiais para a tenista, com direito a pedras preciosas nos vestidos exclusivos e belos tênis para os pés da cinderela.

No ano passado, Sharapova foi vice-campeã do Aberto da Austrália, caindo na final diante da norte-americana Serena Williams. A loira já conquistou dois títulos de Grand Slam: Wimbledon, em 2004; e o Aberto dos Estados Unidos, em 2006.

A princesa morena

Ana Ivanovic vem de Belgrado, na Sérvia. Nasceu em 6 de novembro de 1987. Com 5 anos, assistiu a um jogo de Monica Selles na TV e se apaixonou pelo esporte. Começou em uma quadra improvisada numa piscina vazia. Treinava em meio aos bombardeios em sua cidade, fato que a tenista afirma ter ajudado muito para a construção de sua força e determinação de hoje. Os aspectos psicológicos, aliás, são grandes diferenciais na atuação de Ana em quadra, que ainda conta com a vantagem de ter uma boa direita e se adaptar bem a todos os tipos de piso.

A carreira de Ana tem seu marco inicial no ano de 2004, quando atingiu a semifinal do torneio de Luxemburgo e finalizou o ano entre as 100 melhores tenistas do mundo. Em 2005, atingiu pela primeira vez o Top 20, feito repetido no ano seguinte. 2007 foi o grande ano da tenista. Foi campeã em Berlim, Los Angeles e Luxemburgo, além do vice em Roland Garros (o Grand Slam de Paris).

Chegou ao Aberto da Austrália como quarta favorita e no último ranking divulgado pela WTA (Womens Tennis Association), em 14 de janeiro, ela já aparece como a terceira melhor tenista do mundo. A carreira meteórica da bela morena de 1,85m de altura e 69kg ainda não deu a ela nenhum título de Grand Slam. Esta final contra Maria Sharapova é, sem dúvida, a sua grande chance de conquistar seu primeiro troféu em um dos maiores torneios de tênis do mundo.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.