clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/01/2008 10h53min

Al-Qaeda amplia presença na internet

Organização terrorista tem discussão online sobre possível atentado em Paris

A organização terrorista Al-Qaeda demonstrou, nos últimos tempos, uma impressionante capacidade de adaptação à internet para divulgar com maior rapidez e efetividade sua ideologia, comunicados ou vídeos de atentados.

A penúltima iniciativa do grupo foi um chat com o "número dois" da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri — com participação aberta a pessoas comuns, organismos e até meios de comunicação.

A última, de 4 de janeiro, é uma discussão online centrada em um possível atentado contra a cidade de Paris. Os participantes, durante as discussões, oferecem detalhes sobre possíveis alvos, assim como sobre a maneira de "otimizar recursos" para criar células terroristas e perpetuar atentados.

O aumento da presença na internet permitiu à Al-Qaeda desvincular-se dos canais de TV árabes — como a Al-Jazeera, a quem recorria para mostrar vídeos atentados — tidas agora como manipuladoras.

Recentemente, a organização dirigida pelo saudita Osama bin Laden assegurou que tentará oferecer suas "novidades" através de seus próprios sites, para não dar prioridade a nenhum outro meio.

O especialista egípcio em movimentos islamitas Diaa Rashwan ressalta que os grupos radicais começaram há dois anos um processo de emancipação dos meios de comunicação convencionais.

— Em primeiro lugar, porque estes canais começaram a censurar seus vídeos devido à sua política (informativa) ou a pressões externas; mas também porque, após a invasão do Iraque, estes grupos islâmicos aumentaram e a produção diária de vídeos se multiplicou, fazendo com que as TVs não se dispusessem a exibir tantas gravações — afirmou Rashwan.

Apesar de seu discurso anti-ocidental, os dirigentes dos grupos radicais decidiram absorver e desenvolver todas as oportunidades que a internet oferece para otimizar a propagação de suas idéias, que constituem a verdadeira base de sua rede terrorista.

Muitas destas gravações vêm acompanhadas de efeitos sonoros, vozes distorcidas, explosões, rajadas de metralhadoras ou imagens que simulam as chamas do inferno, proporcionando uma aparência aterrorizante a muitas de suas produções.

EFE

Mais Notícias

O X da Educação  18/11/2011 12h34min
Dois cursos superiores gaúchos lideram ranking nacional do MEC
O X da Educação  18/11/2011 12h32min
UFRGS é a terceira melhor universidade do Brasil em avaliação do MEC
O X da Educação  24/10/2011 12h24min
Abstenção do Enem custa R$ 61,2 milhões
O X da Educação  13/10/2011 13h25min
Medicina tem recorde de inscritos na UFRGS
O X da Educação  09/10/2011 11h10min
ESPECIAL: tudo que você precisa saber sobre o Enem
O X da Educação  08/10/2011 11h10min
Carreiras: Análise de Políticas e Sistemas de Saúde
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.