| 05/09/2007 17h30min
Prata nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000 e ouro no Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o judoca Tiago Camilo optou por uma mudança em sua carreira no mês de fevereiro de 2006, ao trocar o São Caetano pela Sogipa, em Porto Alegre. Só agora, plenamente adaptado, o judoca revela que chegou a pensar em desistir de treinar no clube gaúcho e voltar para São Paulo.
– Ano passado foi bem difícil para mim e eu até cheguei a pensar em voltar para São Paulo. Lá, tudo é muito diferente: você continua no Brasil, mas a cultura muda. Foi um desafio – admite o meio-médio, que treina ao lado do campeão mundial João Derly e da novata Mayra Aguiar, titular entre os médios na seleção feminina.
A dúvida começou no momento em que ele recebeu a proposta para mudar de clube.
– Quase que eu recusei a proposta da Sogipa porque iria ficar muito distante da minha família, a qual eu sempre fui muito ligado. Ainda tinha que refazer todo o meu círculo de amigos, mas deu certo porque acabei conhecendo um monte de gente lá e vivo uma estrutura vencedora – explicou o paulista de Bastos, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes.
Tiago comenta que já mudou tanto de idéia que quer morar definitivamente no Rio Grande do Sul.
– Estou com outra visão e até quero manter a minha vida definitivamente por lá. Não estava ruim em São Paulo, mas eu tinha que montar minha própria estrutura. Além disso, minha qualidade de vida melhorou e isso acaba refletindo no esporte – afirmou Camilo, um dos integrantes da seleção brasileira que treina no Rio de Janeiro para a disputa do Mundial de Judô, a partir do dia 13 de setembro.
GAZETA PRESSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.