| 05/07/2007 20h09min
O Avaí volta neste sábado, pela primeira vez, ao Castelão, palco de uma derrota que difícilmente os torcedores avaianos vão esquecer. No dia 11 de dezembro de 2004, o Leão estava a um ponto de conquistar a tão sonhada vaga para a Série A do Campeonato Brasileiro. A última vez que havia participado da principal competição nacional fazia mais de 20 anos. O resultado negativo, a derrota por 2 a 0 para o Fortaleza, foi um duro golpe para o time azurra. A perda da vaga se tornou ainda mais dolorosa porque o seu maior rival, o Figueirense, já estava na disputa da elite nacional desde 2002.
Na ocasião, o Avaí comandado pelo técnico Roberto Cavalo chegou ao quadrangular final da competição juntamente com Brasiliense, Santa Cruz e Fortaleza. Para a partida final a equipe ficou sem seu melhor jogador e artilheiro do time com oito gols, o atacante Evando. O jogador se lesionou na partida anterior contra o Bahia. Numa falha da diretoria, o contrato de um dos destaques do time, o lateral-esquerdo Badé, teve seu contrato expirado um dia antes da partida decisiva.
Uma curiosidade nas equipes daquele anos são vários jogadores que depois fizeram sucesso em outros times. O Fortaleza perdeu o goleiro Bosco, que foi para o São Paulo e o zagueiro Ronaldo Angelim foi contratado pelo Flamengo. No Avaí, o volante Marquinhos Paraná, teve uma passagem pelo rival Figueira e hoje defende o Jubilo Iwata, do Japão.
Nos campeonatos seguintes o Avaí não conseguiu repetir a campanha e ficou longe da classificação, em 2005 ficou na oitava colocação e no ano passado em 13º. Neste ano Avaí e Fortaleza estão separados por apenas dois pontos, o time da capital catarinense está com 10 e a equipe cearense com 12 pontos, respectivamente na 17ª e 13ª colocações.
Confira a ficha do jogo de 2004:
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.