| 12/04/2007 12h42min
O mistério foi longo, mas chegou ao fim esta semana. A ala Janeth confirmou que integrará a seleção brasileira feminina de basquete nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho. O evento marca a despedida da atleta da equipe nacional.
– Vou estar encerrando minha carreira na seleção e nada melhor que fazer isso no Pan. Vou contar com o apoio e o carinho do público e isso pesou muito na decisão – diz a jogadora. Para disputar os Jogos no Rio, ela abriu mão de mais uma temporada na WNBA.
Janeth negociava com o San Antonio Silver Star.
– Conversamos com o San Antonio e tentamos negociar uma abertura de data, mas eles não quiseram abrir mão – explica a jogadora, que foi tetracampeã da Liga norte-americana com o Houston Comets. Na última terça, ela deu a resposta final à franquia.
Esta é a terceira vez que Janeth abre mão da WNBA para defender a equipe nacional. Mas ela, que planeja continuar jogando em clubes após a despedida da seleção, está tranqüila que isso não compromete seu futuro nos Estados Unidos.
– Porta aberta eu sempre tive, mesmo com os outros 'nãos'. Minhas decisões sempre foram muito bem tomadas.
A decisão da ala foi tomada após uma conversa com o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Nicola Grego Bozikis. Após tomar conhecimento da programação da equipe para a campanha pan-americana, Janeth não teve dúvidas e optou pela seleção. Segundo ela, a equipe se apresenta dia 10 de junho e terá 45 dias de treinamentos no Rio de Janeiro antes da competição. O grupo também fará amistosos com Cuba.
– Faremos jogos contra seleções que vamos enfrentar no Pan nos cruzamentos e amistosos de alto nível são sempre interessantes.
Para Janeth, a despedida nos Jogos garante uma saída no auge.
– Vai ser difícil voltar a jogar depois porque não gosto de ser apenas mais uma, quero estar sempre no meu 100% e acho que meu 100% termina este ano – afirma a jogadora que tem duas décadas de experiência com a seleção.
Olhando a trajetória na equipe, a ala considera que o Pan-Americano vai lhe permitir renovar no público todas as boas lembranças que acumulou ao longo dos anos com a equipe.
– Quero aproveitar este momento – diz, lembrando a seqüência de competições importantes que pode disputar no país nos últimos meses.
Em setembro de 2006, São Paulo recebeu o Campeonato Mundial. Em julho, o Rio será a casa do Pan.
– Até então nunca houve dois campeonatos grandes no Brasil.
GAZETA PRESSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.