| 20/11/2006 21h02min
A Infraero, Empresa Brasileira de Administração Aeroportuária, divulgou um novo boletim com a situação dos atrasos nos aeroportos do país nesta segunda. Dos 1.453 vôos programados, 627 atrasaram mais de 45 minutos, o que representa 43,2% do total.
Ainda segundo o levantamento, 677 vôos decolaram ou pousaram com mais de 30 minutos de atraso (46,6%), enquanto 754 (51,9%) demoraram mais de 15 minutos. A Infraero considera atrasos de 15 e 30 minutos como "aceitáveis na rotina de vôos".
No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, quase todos os passageiros que embarcaram ou desembarcaram nesta segunda enfrentaram transtornos. Até o fim da tarde, 60 vôos – 26 chegadas e 34 saídas – haviam atrasado. A maioria dos viajantes teve de esperar de uma a duas horas para embarcar. Mas houve casos extremos, como um grupo que viajaria para Vitória (ES) às 17h de domingo e só conseguiu embarcar nesta segunda, depois de passar a noite num hotel da capital gaúcha.
As viagens para Porto Alegre também foram complicadas. Os passageiros de um vôo de Congonhas, em São Paulo, para o Salgado Filho passaram a noite em claro. Para viajar, foram transferidos às 3h da madrugada para Guarulhos, mas só embarcaram de manhã e chegaram por volta das 10h.
Os passageiros de um vôo da Gol que sairia de Florianópolis para Porto Alegre às 23h55min foram embarcados num ônibus e chegaram à capital gaúcha às 7h. Descobriram que o vôo havia chegado às 2h.
De acordo com a Infraero, o problema começou domingo. A culpa foi da chuva, que fechou aeroportos no sul do país e derrubou árvores que acabaram danificando uma rede de fibras ópticas da Embratel, na qual trafegam dados de comunicação do Centro Integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta 2). Com isso, algumas freqüências ficaram indisponíveis. O problema, segundo o Cecomsaer, foi sanado durante a madrugada desta segunda.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.