| 30/08/2002 18h24min
O festejado calendário quadrienal da CBF virou passado. Nesta sexta-feira, 30 de agosto, pouco mais de um ano depois de seu anúncio, uma reunião entre representantes do Clube dos 13, CBF e Globo definiu o destino do futebol brasileiro a partir de 2003.
O Campeonato Brasileiro será disputado em nove meses, a partir de 30 de março, com pontos corridos, e os regionais serão extintos.
As mudanças serão apresentadas oficialmente na próxima terça-feira, na sede da CBF, no Rio. A proposta causou divergências entre os clubes, mas acabou aprovada – o Inter foi o único time da Liga Sul-Minas a votar a favor do calendário. O Brasileirão 2003 será o maior da história da competição – vai até 14 de dezembro – e terá 46 datas, distribuídas em turno e returno. A fórmula é a mesma adotada na Europa: o campeão será o time que somar maior número de pontos ao final das rodadas, sem a realização de uma final. Os estaduais terão 12 datas, entre 26 de janeiro e 23 de março.
O encontro também tratou da divisão das cotas de TV, que serão pagas em 12 parcelas anuais. A dupla Gre-Nal receberá R$ 985 mil por mês, enquanto o Juventude embolsará R$ 666 mil.
Além do Brasileirão e dos estaduais, serão competições oficiais a Copa do Brasil, a Copa Libertadores e a Copa Pan-Americana – que substitui a Mercosul e terá a primeira edição em 2003, organizada em parceria entre a Conmebol e a Concacaf. Os três primeiros colocados do Campeonato Brasileiro vão para a Libertadores, mas seguem fora da Copa do Brasil. Já os classificados entre o quarto e o oitavo lugar jogarão a Pan-Americana.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.