| 22/10/2006 20h12min
Depois de um primeiro tempo ruim, em que foi dominado pelo Fluminense, o Juventude mostrou poder de reação e conseguiu um empate na tarde deste domingo no Alfredo Jaconi. Os cariocas abriram o placar aos 45 minutos da etapa inicial, em um belo chute de fora da área de Romeu. O time de Ivo Wortmann empatou com Marcel, aos 13 do segundo tempo.
Com o resultado, os gaúchos sobem para 39 pontos, na 13ª posição, e seguem brigando por vaga na Sul-Americana. Na próxima quinta, enfrentam o Inter, às 20h30min, no Beira-Rio.
O Fluminense é o 16º, com 35, muito próximo da zona de rebaixamento. Volta a campo também às 20h30min de quinta, no Maracanã, onde recebe o Grêmio.
Nos 45 minutos iniciais, o Fluminense não deu bola para campo e torcida adversários. Encaixou bem a marcação, já na saída de jogo do Juventude, diminuiu os espaços e impôs toque de bola qualificado do meio para a frente. O lateral-esquerdo Marcelo, com passagens recentes pela Seleção, chegou diversas vezes ao fundo. Conseqüência de seu drible fácil e da marcação deficitária do ala Wellington.
Os cariocas criaram três chances claras de gol, as únicas da etapa. Logo aos cinco minutos, o atacante Tuta driblou dois zagueiros alviverdes, avançou livre pelo meio, cara-a-cara com o goleiro André, mas pisou na bola antes da conclusão.
Mais tarde, aos 33, Marcelo invadiu a área na diagonal, tabelou com Tuta e, da marca do pênalti, bateu em cima de André. Doze minutos depois, já nos acréscimos, o goleiro não teve a mesma sorte: o meio-campo Romeu acertou um belo chute frontal, da intermediária, no ângulo. 1 a 0 justo.
No intervalo, Wortmann avançou a equipe. Sacou um volante e um meia, Raullen e Ivo, respectivamente, para as entradas de um meia e de um atacante, Fernando e Cristiano.
Logo aos dois minutos, a impressão era de que as mudanças não seriam suficientes. O Fluminense teve duas ótimas oportunidades de ampliar. Primeiro, Pedrinho bateu da entrada da área, depois de jogada de Tuta. No rebote de André, Romeu arriscou de fora da área. O goleiro gaúcho fez outra boa defesa.
Pouco a pouco, o Juventude foi melhorando sua postura defensiva. Passou a controlar o ataque do Fluminense, mas não construía boas jogadas do meio para frente. Tanto que o gol de empate, aos 13 minutos, saiu de uma bola parada.
Márcio Azevedo levantou da meia-direita, e Marcel, antecipando-se à zaga, desviou de cabeça, enganando o goleiro Fernando Henrique. Oito minutos depois, o mesmo Marcel, no melhor momento do alviverde na partida, deixou de virar o placar. Cristhian recebeu cruzamento rasteiro da direita, dominou e escorou para o meio. O meia entrou livre, mas, quase da marca do pênalti, bateu muito mal.
Os dois times ainda tiveram uma chance cada para alterar o placar. Não aproveitaram.
Jéfferson Curtinovi
(jefferson.curtinovi@rbsonline.com.br)
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.