| 04/10/2006 16h50min
O ministro da Defesa, Waldir Pires, repudiou hoje as declarações do jornalista norte-americano Joe Sharkey, que estava no jato Legacy 600 que se chocou na última sexta com um Boeing da Gol. E entrevista ao programa matinal Today Show, da rede NBC, Sharkey classificou de péssimo o controle de tráfego aéreo brasileiro na região do Mato Grosso e disse que os pilotos dos Estado Unidos Joseph Lepore e Jean Palladino, que comandavam o Legacy, agiram como heróis.
– É lamentável que alguém faça uma declaração dessa natureza lá fora – afirmou o ministro.
Para Waldir Pires, o Brasil tem os mesmos perigos aéreos que em qualquer parte do mundo, inclusive nos Estados Unidos. Segundo ele, ainda não há nenhuma culpa atribuída a ninguém durante as investigações preliminares.
Na entrevista, Sharkey criticou ainda as investigações das autoridades brasileiras sobre o acidente. Ele afirmou que é preciso ter cuidado com as evidências coletadas pelos investigadores do caso.
Quando indagado pelo âncora do programa, Matt Lauer, sobre os dois pilotos americanos do Legacy – cujos passaportes foram retidos pela Justiça brasileira até a conclusão das investigações –, o jornalista respondeu:
– Acredito que eles correm algum perigo.
Ele declarou ainda que os pilotos do Legacy não tiveram comunicação com o rádio após a colisão. Na terça, o jornal New York Times publicou um artigo de Joe Sharkey, no qual ele fala sobre os 30 minutos mais angustiantes de sua vida.
A colisão entre o jato e o Boeing da Gol causou a queda do avião brasileiro e a morte das 155 a bordo.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.