| 13/08/2006 20h06min
Com o time reserva, o Inter conseguiu vencer o Fortaleza de virada neste domingo, dia 13, em pleno Estádio Castelão, na capital cearense, pelo Brasileirão 2006. O time fez um primeiro tempo horrível, mas melhorou muito na segunda etapa com as mudanças feitas pelo técnico Leomir, virando o marcador com merecimento. Alan abriu o placar para os donos da casa no primeiro tempo. Léo e Fabinho, no último minuto, garantiram o resultado para os gaúchos na etapa complementar.
Com a vitória, o Inter chega aos 29 pontos ganhos e assume a segunda posição no Brasileirão. O líder é o São Paulo, com quatro pontos a mais.
Nos primeiros 45 minutos da partida no Castelão, ficou claro que a prioridade máxima do Inter está no jogo de quarta, que irá decidir o campeão da Libertadoes. O time colorado esteve muito desatento, permitindo que a fraca equipe do Fortaleza dominasse a partida. O primeiro tempo só terminou com o placar de 1 a 0 para os donos da casa graças a excelente atuação do goleiro Renan, que salvou o clube gaúcho com grandes defesas.
O gol inaugural do confronto saiu aos 14 da primeira etapa. O árbitro Wilson Souza Mendonça marcou uma falta de Ediglê em Osmar pela meia-esquerda de ataque do Fortaleza. A barreira se postou quase sobre a linha da grande área. Alan veio correndo e soltou uma bomba no meio do gol. O goleiro Renan, que pareceu surpreso com o chute direto, viu ela passar por entre seus braços e estufar suas redes.
Os jogadores do Inter cercaram o juiz pernambucano reclamando de alguma irregularidade. A explicação veio nas entrevistas após o término do primeiro tempo. Segundo os atletas do Inter, o juiz não havia autorizado a cobrança e teria dito aos jogadores colorados que a cobrança só seria válida após o apito, o que não ocorreu.
O goleiro colorado se recuperou da suposta falha aos 23 minutos. O atacante Rinaldo cabeceou uma bola vinda da direita e Renan buscou no canto. Minutos mais tarde, o lateral-esquerdo do Fortaleza Bruno Barros acertou um potente chute e o prata-da-cada buscou no ângulo, mandando para escanteio.
A única chance do Inter nos primeiros 45 minutos veio após um cruzamento de Rubens Cardoso na cabeça de Rentería. O colombiano saltou mais alto que todo mundo e finalizou no meio do gol, facilitando as coisas para Albérico.
Como Abel ficou em Porto Alegre orientando os jogadores que vão começar a partida contra o São Paulo na quarta, coube ao auxiliar-técnico Leomir a responsabilidade de mudar a postura do time para o segundo tempo.
Entraram, então, Adriano Gabiru na vaga de Márcio Mossoró e Ramón na de Rubens Cardoso. Mas apenas as alterações no time não seriam suficientes se a motivação dos atletas para o restante do confronto pelo Brasileirão não se alterasse.
E o Colorado voltou com tudo para o segundo tempo. Aos 11 minutos, Adriano tocou para Rentería dentro da área. O colombiano entortou o defensor pela direita e devolveu com açúcar para o meia, que acabou furando em bola e desperdiçou a primeira chance.
A segunda viria minutos depois. Perdigão avançou com a bola pelo meio e ergueu com perfeição até Adriano, que fechava em velocidade dentro da área. Na frente de Albérico, o chute saiu mascado e acabou nas mãos do goleiro do Fortaleza.
Apesar de desperdiçar estas duas excelentes chances, Adriano mostrou que estava a fim de jogo e que as mudanças feitas pelo auxiliar surtiram efeito. Ramón também deu um acréscimo de qualidade importante pela esquerda em relação a Rubens Cardoso.
O merecido gol de empate veio após uma bobeada incrível da zaga do Fortaleza. Um defensor chutou em cima de outro e a bola ficou com Rentería na ponta direita. A assistência foi perfeita para Léo, que pegou de primeira e igualou o escore.
O Inter continuava muito melhor na partida. A equipe, que esbanjava preparo físico no calor infernal da capital cearense, conseguiu a virada faltando um minuto para o fim do tempo regulamentar. Léo escapou pelo meio e sofreu falta na entrada da área. O volante Fabinho cobrou com uma perfeição impressionante, ao melhor estilo dos grandes mestres deste quesito, colocando a bola no ângulo da meta de Albérico. Era a virada colorada em pleno Castelão.
As atenções da torcida colorada voltam-se agora para a decisão de quarta contra o São Paulo. O Inter está há um empate de conquistar o título da Libertadores da América. Pelo Brasileirão, o time volta a jogar somente no próximo domingo, às 18h10min, no Estádio Beira-Rio contra o Palmeiras. Se tudo correr conforme esperam os colorados, já com a América nas mãos.
VINICIUS REBELLO
vinicius.rebello@rbsonline.com.br
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.