| 09/07/2006 20h48min
Uma impressionante maré azul tomou conta das ruas da Itália, após a vitória sobre a França na final do Mundial. O tetracampeonato italiano foi, sem dúvida, o mais acompanhado nas ruas do país. É difícil dar o nome de uma cidade, de um bairro, por menor que seja, onde não haja telões em uma de suas praças.
Os locais que reuniam mais torcedores eram o Circo Massimo de Roma, a praça Duomo em Milão e a praça do Plebiscito em Nápoles. Em cada uma delas, milhares de torcedores acompanhavam o jogo com suas camisas da seleção e com as bandeiras tricolores do país. No Circo Massimo, estádio construído há milhares de anos, estima-se que mais de 300 mil pessoas se reuniram para acompanhar a partida nos telões gigantes instalados no local.
Neste histórico local da Roma Antiga, atual símbolo de comemorações e festas da cidade, os jogadores serão saudados pelos romanos e, conseqüentemente, por todo o país. No começo da noite, uma celebração deve reunir um milhão de torcedores no local. Festas como essas já tinham começado horas antes da partida em todo o país. A tristeza abateu os torcedores no primeiro gol da França, mas a alegria voltou com o gol de empate. Até o final da prorrogação, o clima era de suspense e apreensão.
Após o último pênalti, cobrado pelo lateral-esquerdo Grosso, a Itália explodiu de alegria. Doze anos depois, o país voltava a sorrir em disputas por pênaltis em uma final de Copa do Mundo, depois da vencida pelo Brasil em 1994, nos Estados Unidos. Depois que o capitão Cannavaro ergueu a taça, todo o país gritava "Campioni! Campioni!" ("Campeã!, Campeã"!). Em seguida, fogos de artifício iluminavam o céu do país. Na verdade, a festa só estava começando, com torcedores buzinando em seus carros, comemorando com suas caras pintadas. Aos poucos, as pessoas que acompanhavam a decisão em bares e restaurantes se juntaram à comemoração do tetra.
Essa é uma festa que, para muitos, não terminará hoje. Nesta segunda-feira, continuará nos locais de trabalho e no Circo Massimo, onde dezenas de milhares de romanos se reuniam há milhares de anos para acompanhar as espetaculares corridas de bigas e que amanhã será palco da comemoração dos torcedores pelo título mundial no futebol.
Para desgraça de muitos, a festa pode terminar na terça-feira, quando será divulgada a sentença sobre a suposta fraude que movimentou o futebol italiano. A decisão, em primeira instância, pode fazer com que muitos dos agora campeões do mundo joguem a próxima temporada do país na segunda divisão.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.