| 07/07/2006 07h52min
O atacante alemão Lukas Podolski, de 21 anos, foi anunciado hoje como Melhor Jogador Jovem do Mundial, segundo escolha do Grupo de Estudos Técnicos da Fifa.
Podolski, autor de três gols no Mundial, chegou às semifinais com a seleção anfitriã, e amanhã fará a disputa do terceiro lugar contra Portugal, em Stuttgart.
– Gostaria de ter levado o título, mas este prêmio é um estímulo – afirmou o atacante. Participaram da escolha apenas jogadores nascidos a partir de 1 de janeiro de 1985. Podolski reconheceu que a preparação à partida pelo terceiro lugar é difícil após a derrota nas semifinais, mas ressaltou a boa intenção de todos os jogadores alemães de buscar a vitória.
Quanto à final de domingo, entre Itália e França, Podolski aposta na equipe de Zinedine Zidane.
O ex-jogador alemão Lothar Matthäus, recente treinador do Atlético-PR, destacou as qualidades de Podolski:
– Ele não só marcou três gols, mas ama o futebol, joga com grande paixão. Conheço-o há anos e ele segue sendo um jogador da rua, adora este esporte.
Nascido em 4 de junho de 1985 na Polônia, Podolski atualmente veste a camisa do Colônia. Pela seleção alemã ele estreou em 6 de junho de 2004, dois dias após 19 anos, com 31 jogos e marcou 15 gols.
O equatoriano Luis Valencia, o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi foram os três mais votados pelos torcedores na pesquisa pela internet, e a eles se uniram como finalistas, selecionados pelo Grupo de Estudos, o alemão Lukas Podolski, o suíço Tranquillo Barnetta e o espanhol Cesc Fábregas.
Holger Osiek, diretor do Grupo da Fifa, explicou que foram levados em conta, além das qualidades técnicas, carisma com a torcida, eficiência e tempo em campo.
– Nossa decisão está baseada em fatos bem precisos e na atuação de um jogador durante esta Copa. Podolski ainda tem muito o que aprender, mas é um jogador com futuro – destacou Osieck.
Valencia foi líder nas preferências dos torcedores com 34% e um total de 331.087 votos, à frente de Cristiano Ronaldo (25% e 241.775) e Lionel Messi (12% e 118.733). Estavam na lista 40 jovens pré-selecionados pela Fifa.
Os internautas tiveram a oportunidade de votar no melhor jogador jovem através do site fifaworldcup.com entre 9 de junho e 5 de julho, enquanto os 14 membros do Grupo de Estudos Técnicos da Fifa observou as atuações dos jogadores em cada partida.
Este é o primeiro ano em que a Fifa entrega este prêmio.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.