| 06/01/2006 08h08min
Foi uma ofensa verbal do árbitro Antônio Carlos Anhaia, da liga bento-gonçalvense, que levou o argentino Maidana, do Grêmio, a se sentir discriminado no Brasil. Nesta quinta, o zagueiro revelou ao técnico Mano Menezes ter sido xingado por Anhaia no jogo-treino de quarta-feira contra o time amador do São Paulo. Maidana foi orientado pelo treinador a reclamar menos das arbitragens.
– Quando fui reclamar que não havia cometido uma falta, ele disse: vai jogar lá na Argentina – relatou Maidana ao treinador. Após xingar o zagueiro, o árbitro ainda o puniu com cartão amarelo.
Na conversa, dentro do gramado do Centro Esportivo São Paulo, Mano tranqüilizou o zagueiro quanto a uma eventual perseguição por parte da arbitragem. Reclamação idêntica já havia sido feita durante o Campeonato Brasileiro pelo meia Tevez, argentino que atua no Corinthians.
Ao mesmo tempo, Mano recomendou que o zagueiro seja mais discreto no gestual, não abrindo tanto os braços ao se dirigir aos árbitros. Para Mano, jogador que abre os braços em excesso transmite a quem está no estádio a impressão de ser indisciplinado.
– Maidana é quem vai ter de se adaptar ao estilo brasileiro. Quando chegamos a um local diferente, nós é que temos que nos adequar – advertiu Mano.
Para o treinador, a detenção do ex-jogador Diego Maradona recentemente no aeroporto do Rio acirrou ainda mais a rivalidade entre brasileiros e argentinos. Este fato deu a Maidana a idéia de que os argentinos não são bem recebidos no Brasil.
– Temos uma confiança grande na arbitragem gaúcha. Maidana não será discriminado – afirmou o treinador, atribuindo a atitude de Anhaia a um despreparo que não é característico de quem apita jogos oficiais.
LUÍS HENRIQUE BENFICA / ZERO HORAGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.