| 07/12/2005 16h10min
O Lyon entrou com processo de um milhão de euros contra a Fifa devido à lesão do zagueiro do clube Eric Abidal, que se machucou em um amistoso da seleção francesa. O campeão francês acusa a entidade de obrigar os clubes a liberarem seus jogadores quando estes são convocados por suas seleções sem receber nenhuma compensação financeira em caso de lesões.
Conforme o presidente do clube, Jean-Michel Aulas, eles decidiram levar a federação internacional à Justiça da França com o apoio do G14 (grupo dos 18 maiores clubes da Europa), e da união dos clubes profissionais do país. O dirigente disse que a Fifa está tirando vantagem de sua posição dominante e que esse sistema deixa os clubes sem poder e não os respeita.
Abidal fraturou o pé esquerdo na vitória da França por 3 a 2 sobre a Costa Rica em amistoso jogado na Martinica em novembro. O atleta deve ficar fora dos gramados até fevereiro.
De acordo com as regras da Fifa, os clubes devem liberar seus jogadores apenas para partidas marcadas no calendário internacional da federação. Porém, a partida do dia nove de novembro contra a Costa Rica, realizada em homenagem aos familiares dos mortos em um acidente aéreo em agosto, não fazia parte do calendário e o Lyon não era obrigado a liberar Abidal. Entretanto, o jogador, que nasceu na Martinica, pediu para jogar.
O presidente do Lyon afirmou que o clube teria prejuízos de pelo menos um milhão de euros entre pagamentos de salários, despesas e amortização dos dez milhões de euros acertados pela contratação do jogador junto ao Lille em junho de 2004. Já a Fifa, que se recusa a negociar com o G14, mantém a posição que são as associações nacionais que decidem se devem ou não recompensar os clubes.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.