clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 23/03/2011 07h20min

Forças leais a Kadafi continuam ataques às posições rebeldes durante a madrugada

Desarmada e com pouca estrutura de comando, resistência tenta atacar as tropas

Atualizada em 24/03/2011 às 00h28min

Depois de um discurso ameaçador do líder líbio Muamar Kadafi, as forças leais ao ditador continuaram a atacar posições rebeldes na capital Trípoli durante esta madrugada. Segundo a rede Al-Jazeera, nas últimas 24 horas, as tropas do governo também prosseguiram com ataques nas cidades de Misurata, Ajdabiya e Zintan.

Desarmados e com pouca estrutura de comando, os rebeldes tentam resistir e atacar as forças de Kadafi em movimentos quase suicidas, mas são acuados de volta às suas linhas originais.

Confira os acontecimentos desta quarta:

21h —
Ataques aéreos da coalizão internacional contra o leste de Trípoli atingiram um bairro residencial nesta quarta-feira, deixando um número ainda não estimado de mortos entre civis, informou a agência oficial de notíciais líbia Jana.

15h35 — O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, descartou uma invasão terrestre à Líbia para combater as tropas do ditador Moamar Kadafi. O anúncio foi feito ao mesmo tempo em que as forças internacionais lançavam o quinto dia de ataques aéreos contra postos militares do governo.

14h24min — O general de divisão Greg Bagwell, alto oficial da Força Aérea Real (RAF) britânica, anuncia que a aviação líbia já não existe como força de combate depois dos bombardeios da coalizão.

12h30min— Rebeldes líbios formam governo interino no país e nomeiam como primeiro-ministro Mahmoud Jibril, que vinha trabalhando como representante dos combatentes junto às forças estrangeiras, informou a rede Al-Jazeera.

11h — A Turquia oferece emprestar à Otan um submarino e cinco navios para realizar o controle, no Mar Mediterrâneo, do embargo de armas decretado pela ONU contra o regime líbio.

10h — Ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé, declara que a Otan não terá um papel de "liderança política" da coalizão internacional na Líbia, e funcionará como uma "ferramenta de planejamento" na implantação da zona de exclusão aérea sobre o país.

9h — Forças militares do governo líbio sofrem pelo menos dois ataques aéreos, que partiram de aviões da coalizão internacional nos arredores de Misrata.

8h20min — Médico de um hospital na cidade de Misrata (200 km ao leste de Trípoli) afirma que disparos das forças leais a Kadafi mataram 17 pessoas, incluindo cinco crianças, na terça-feira.

7h20min — A União Europeia avisa que vai impor sanções ao principal grupo estatal de petróleo na Líbia, a National Oil Company (NOC).

7h — Funcionário da Otan afirma que navios de guerra da coalizão patrulham a costa líbia para assegurar o cumprimento do embargo à venda de armas imposto ao governo pelas Nações Unidas.

CRONOLOGIA DOS FATOS:

> Terça, 22 de março

> Segunda, 21 de março

> Domingo, 20 de março

> Sábado, 19 de março


Confira o especial "Guerra na Líbia":


AFP
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.