Obama no Brasil | 19/03/2011 11h58min
Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Brasil, Dilma Rousseff, tiveram uma reunião privada, testemunhada apenas pelos seus chanceleres, na manhã deste sábado no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro começou logo após a recepção de Obama por Dilma, enquanto a primeira-dama dos EUA, Michele Obama, participava de encontro com jovens estudantes.
Obama subiu pela primeira vez a rampa do Palácio do Planalto às 10h29min deste sábado com um sorriso aberto.
No topo da ladeira branca, Dilma aguardava o colega americano escudada pelo chanceler Antônio Patriota e por Michelle Obama, que havia subido pela entrada lateral.
Ao alcançar a entrada do palácio, Obama cumprimentou Dilma e Patriota e se perfilou ao lado da colega de frente para a Praça dos Três Poderes. Fincada diante do palácio, a banda dos Dragões da Independência executou os hinos americano e brasileiro, sob os estrondos de 21 tiros de canhão.
Encerrado o cerimonial, o Obama ingressou no Planalto e acenou para estudantes de uma escola pública do Distrito Federal que erguiam bandeiras do Brasil no mezanino do salão nobre. Carismático, Obama posou para os fotógrafos e sorriu com as brincadeiras do repórter de um programa humorístico brasileiro.
Dilma, então, convidou o americano para visitar a exposição Mulheres - Artistas e Brasileiras, organizada para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Obama e a esposa se impressionaram com o quadro Abaporu, da artista brasileira Tarsila do Amaral, e questionaram Dilma sobre o significado da obra. Antes de deixar a exposição, o primeiro casal americano fez questão de posar para uma foto ao lado do quadro.
No retorno ao salão nobre, Obama cumprimentou os ministros brasileiros que vieram prestigiá-lo, entre eles o titular da Fazenda, Guido Mantega, e apresentou a Dilma cada um dos integrantes de sua comitiva. Mesmo com um tradutor a acompanhando a cada passo, Dilma optou por falar em inglês com os convidados. Seguindo o protocolo, Dilma e Obama subiram para o terceiro andar pela rampa interna do Planalto. Ao final da audiência, os dois presidentes fizeram uma declaração conjunta à imprensa.
Obama, Michelle, as filhas do casal, Malia e Sasha, e a comitiva americana desembarcaram do Air Force One, na Base Aérea de Brasília, às 7h32min. Obama embarcou na limousine presidencial dos Estados Unidos ao lado da mulher e seguiu escoltado por batedores para o hotel Golden Tulip. As filhas seguiram em outro carro.
O trânsito da Esplanada foi interrompido às 8h para evitar a circulação de carros e pedestres. Cerca de 3,5 mil policiais, seguranças e militares estão envolvidos na operação de segurança do presidente dos EUA, o maior aparato já mobilizado na Capital Federal para uma visita de autoridade estrangeira.
Poucos brasilienses encararam a manhã nublada de sábado para conferir a visita do homem mais poderoso do planeta. Isolados a cerca de 300 metros do palácio, os populares mal conseguiram acompanhar a chegada de Obama. Um dos curiosos empunhava uma bandeira da Líbia e uma faixa com os dizeres "Dilma, seu silêncio ajuda a tirania da Líbia", referindo-se à abstenção do Brasil na votação do Conselho de Segurança da ONU que aprovou a operação militar contra o regime do presidente Muamar Kadafi.
Acompanhe ao vivo todos os detalhes da visita:
>>>Veja o que se espera da visita de Obama
>>> Confira a agenda de Obama no Brasil
>>> Relembre as visitas de presidentes dos EUA:
Dilma aguardou o presidente americano no topo da rampa do Palácio do Planalto
Foto:
Celso Júnior
/
Agência Estado
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.