Obama no Brasil | 18/03/2011 09h50min
A visita do presidente americano Barack Obama pode valorizar o Brasil no cenário internacional. A análise é de Roberto Abdenur, que foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos no primeiro mandato de Lula.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, Abdenur afirmou que divergências no governo passado prejudicaram a relação entre os dois países, mas que elas estão sendo superadas pelo governo de Dilma Rousseff.
— A atmosfera da cooperação entre Brasil e Estados Unidos esteve prejudicada curiosamente por problemas que não faziam parte da agenda bilateral e sim de terceiros países, como Irã e Venezuela. A iniciativa de Obama para cá em vez de esperar a ida de Dilma é um gesto de extremo significado — afirmou Abdenur.
O ex-embaixador afirmou também que não se pode esperar desta visita um grande avanço na área comercial e considerou "inviável" a eliminação da exigência do visto entre os países.
— Os EUA estão passando por um momento de dificuldade econômica e e não podemos esperar nada de espetacular nessa área. Naturalmente, o Brasil irá expressar o interesse em vê-los derrubar algumas barreiras comerciais, como o etanol e a carne — disse Abdenur.
>>>Veja agenda de Obama no Brasil
O presidente americano chega ao Brasil neste sábado com agenda cheia. No domingo, Obama fará um discurso na Teatro Municipal, no Rio de Janeiro. Ele chega acompanhado da mulher, Michelle Obama, e das duas filhas, Malia e Sasha.
Ouça a entrevista na Rádio Gaúcha na íntegra:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.