| 22/02/2011 20h45min
O Conselho de Segurança da ONU expressou uma "grande preocupação" nesta terça-feira com o desenrolar dos acontecimentos na Líbia e divulgou uma declaração pedindo o "fim imediato da violência". O Conselho também solicitou às autoridades líbias que garantam a segurança de estrangeiros e se certifiquem de que membros de equipes humanitárias tenham acesso aos feridos.
Você conhece algum brasileiro
que presenciou os problemas na Líbia?
Diplomatas líbios, que romperam com o líder Muamar Kadafi, haviam solicitado a reunião, e pediram uma zona de proibição de voo sobre o país imposta pela ONU, assim como ação humanitária.
— Há ainda mais preocupação após o discurso de Muamar Kadafi —disse um diplomata antes da reunião do Conselho de 15 membros.
Kadafi ordenou mais cedo às forças de segurança que esmaguem a revolta, que já dura uma semana e que pede sua saída do poder após 41 anos, alertando que manifestantes armados serão mortos e prometendo lutar até o fim. Em um discurso desafiador transmitido pela televisão, Kadafi prometeu permanecer na Líbia como líder, dizendo que morrerá como um mártir na terra de seus ancestrais e que lutará até a "última gota" de seu sangue.
>>Líderes pressionam pelo fim da violência na Líbia
>> EUA pedem fim de "banho de sangue" na Líbia
>> Exército bombardeia depósitos de armas na Líbia
Protestos ao redor do mundo demonstram solidariedade ao povo líbio, que sofre violenta repressão do governo
Foto:
Mandel NGAN
/
AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.