| 03/02/2011 09h10min
O enviado de Zero Hora à cidade do Cairo, o repórter Luiz Antônio Araujo, afirmou à Rádio Gaúcha nesta manhã que testemunhou um país a beira da barbárie. Na Praça Tahrir, na Capital, Araujo foi cercado por manifestantes que defendem o regime do atual presidente Hosni Mubarak, armados com pedaços de pau e pedras:
— Fui agredido, fui empurrado, levei socos, pontapés nas canelas. Só consegui manter a integridade física tirando o passaporte e dizendo "eu sou brasileiro" — contou.
Os manifestantes levaram a máquina fotográfica do repórter e tentaram roubar seu passaporte. Em seguida, um militar interveio:
— Eu fui empurrado até um galpão que está sob o controle do Exército e presenciei as cenas mais chocantes desta cobertura. Eu vi, pelo menos, três pessoas feridas com gravidade.
Com dificuldade, Araujo conseguiu chegar à embaixada brasileira, onde diplomatas relataram ter passado por situações semelhantes.
Experiente em coberturas internacionais, Araujo, percorreu o Paquistão durante 29 dias em 2001, logo depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro. O clima de insegurança no Egito é semelhante ao que o repórter encontrou há 10 anos, mas a luta é outra:
— No Afeganistão, no momento inicial, havia um conflito entre países e os paquistaneses estavam muito revoltados, simpatizando com os afegãos contra os americanos. Neste momento, aqui, a briga é entre os egípcios, aqueles que são a favor de Mubarak e contra Mubarak.
Apesar de o presidente ter afirmado que não concorrerá à reeleição, a situação para a transição de governo continua indefinida. Para Araujo, o atual regime tentará, até o fim, uma reação que lhe permita obter um papel preponderante no governo que está por vir.
— Ordem é o que não existe na cidade do Cairo e no Egito e a transição também não existe — concluiu.
Embaixada brasileira desestimula viagens ao Egito
A Embaixada do Brasil no Cairo desestimula qualquer viagem ao Egito até que a situação volte à normalidade, e tem atuado no retorno antecipado dos brasileiros que se encontram no país. A Embaixada coloca à disposição dos brasileiros os seguintes números telefônicos: (00xx202) 2575-6877 e 2577-3013. Os contatos do plantão diplomático são: (00xx2012) 301-9535 e (00xx2016) 7556-6194.
direito do Cairo pelo Twitter (@luizaraujo_):
Manifestantes se enfrentam na Praça Tahrir, no Cairo, epicentro da rebelião popular
Foto:
MOHAMMED ABED, AFP
/
clicRBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.