| 01/11/2005 09h25min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciará hoje a estratégia de seu governo contra a gripe aviária, cuja ameaça aumentou com a aparição de uma possível cepa do vírus no Canadá. Bush visitará os Institutos Nacionais da Saúde em Washington e exporá uma estratégia baseada em três princípios básicos. A informação foi divulgada ontem à imprensa por Scott McClellan, porta-voz da Casa Branca.
A primeira atitude será determinar o foco epidêmico e contê-lo. O segundo passo será desenvolver medidas de proteção como vacinas e antivirais, e, por último, responder rapidamente para salvar vidas, segundo McClellan. A estratégia americana, desenvolvida após um ano de estudos.
Segundo fontes oficiais, Bush também pedirá fundos ao Congresso, não só para o desenvolvimento de vacinas contra a gripe aviária, mas também para financiar uma estrutura destinada a enfrentar qualquer tipo de pandemia.
As autoridades canadenses anunciaram ontem que descobriram a cepa do vírus H5 da gripe aviária em várias aves silvestres no país, mas não foi determinado se pertence à variante N1, que é a perigosa.
Enquanto isso, o governo americano anunciou a compra de vacinas contra a gripe aviária por um total de US$ 162 milhões. Além disso, ordenou a compra de milhões de doses de Tamiflu e Relenza, dois remédios que oferecem proteção contra a doença. Em meio ao temor, o Congresso aprovou na semana passada uma verba de US$ 8 bilhões para melhorar a preparação do país diante de uma ameaça.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.