| 22/10/2005 17h37min
O PT expulsou neste sábado, dia 22, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, três meses após ele ter admitido que cometeu atos ilícitos durante sua gestão. Delúbio, de 50 anos, havia renunciado ao cargo em julho, envolvido em denúncias de corrupção, e sua expulsão foi definida pelo Diretório Nacional do PT em reunião realizada em São Paulo.
A expulsão de Delúbio tinha sido recomendada por um relatório da Comissão de Ética do PT, aprovado pelo Diretório Nacional. No pleito 37 membros votaram pela expulsão, 16 defenderam uma suspensão de três anos e três se abstiveram.
Em 16 de julho, 11 dias após sua renúncia, o ex-tesoureiro confessou que tinha montado um sistema paralelo de contabilidade no PT para arrecadar recursos com o objetivo de financiar as campanhas eleitorais de 2002 e 2004, e eximiu outros dirigentes de culpa.
Delúbio, que há meses transitava livremente pelos corredores do poder em Brasília, é acusado ainda de ser um dos responsáveis pelo Mensalão, suposta contribuição mensal do PT para coagir deputados e senadores para que votassem a favor do governo no Congresso.
Apesar das denúncias de corrupção terem provocado a queda há vários meses da direção anterior do PT, Delúbio é o primeiro membro da antiga cúpula a ser punido internamente por motivo de corrupção.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.