| 22/10/2005 08h41min
Um novo foco de gripe aviária foi detectado em uma aldeia da região russa de Cheliábinsk, nos montes Urais, informou hoje o Ministério para Situações de Emergência da Rússia. Um porta-voz do Ministério afirmou que na aldeia Sunali morreram 31 aves de curral e que as análises de laboratório confirmaram que se trata da gripe aviária.
Na quarta-feira passada, o Laboratório Nacional de Gripe Aviária da Rússia confirmou o primeiro foco da doença na parte européia do país, na região de Tula.
– A presença de antígenos e material genético do vírus da classe H5N1 – a única cepa que pode ser letal para as pessoas – foi detectada em várias amostras extraídas de uma fazenda na região de Tula (200 quilômetros ao sul de Moscou) – informou o Serviço de Controle Fitosanitário e Veterinário da Rússia.
Desde o final de julho foram registrados focos em cerca de 50 localidades de seis regiões da Rússia embora existam suspeitas de até 90 focos epidêmicos. As autoridades russas garantem que a situação está sob controle e que no país não foi registrado nenhum caso de contágio de pessoas por contato com aves doentes ou por ingestão de sua carne.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.