| 12/10/2005 23h50min
O Uruguai fez valer o mando de campo e venceu a Argentina por 1 a 0 na noite desta quarta, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Com o resultado, a Celeste Olímpica somou 25 pontos e terminou em quinto nas Eliminatórias Sul-Americanas, conquistando o direito de disputar com a Austrália, vencedora na Oceania, uma vaga na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.
Já a seleção argentina, que liderou praticamente durante todo o returno da competição, acabou terminando em segundo na classificação. O time de Jose Pekerman terminou com 34 pontos, mesmo número do Brasil, que na noite desta quarta goleou a Venezuela por 3 a 0. A desvantagem dos hermanos, porém, é no saldo de gols – 12 contra 18 do Brasil.
Como só a vitória interessava ao Uruguai, a seleção comandada por Jorge Fossati entrou em campo disposta a não decepcionar os torcedores que foram ao Centenário incentivar a equipe. Sob forte marcação, os uruguaios pressionaram a Argentina desde os minutos iniciais. Para furar a defesa argentina, a aposta do Uruguai estava nas jogadas aéreas para Diego Forlán.
Aos poucos, porém, a equipe argentina começou a se soltar dentro de campo. As melhores chances foram criadas com Riquelme, Battaglia e Kily González, que quando não conseguiram passar pela defesa celeste arriscavam de fora da área, levando perigo ao gol de Carini. Como o resultado de empate ainda favorecia os argentinos, estes passaram a administrar o jogo.
Determinada a vencer, a seleção uruguaia voltou para o segundo tempo de partida mais ofensiva. Tanto que a um minuto de jogo Recoba, da Internazionale, abriu o placar. Animados, os celestes aproveitaram a vantagem para continuar pressionando a Argentina, que não se deu por derrotada, pois, com o placar negativo, perdia a liderança das Eliminatórias para o Brasil.
Em vista disso, José Pekerman apostou na velocidade de seus jogadores para surpreender a defesa celeste. A Argentina teve ainda uma chance clara de igualar o placar com Tevez. A partida seguiu disputada, com muitos cartões amarelos aplicados para as duas equipes pelo árbitro brasileiro Wilson de Souza Mendonça, mas o placar não se alterou mais até o final.
AGÊNCIA PLACARGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.