| 19/09/2005 22h01min
De acordo com o balanço preliminar divulgado na noite desta segunda pelo PT, apontando 74% dos votos, o candidato do Campo Majoritário à presidência nacional do partido, Ricardo Berzoini, liderava a disputa com 42,8% dos votos dos petistas. Com isso, está assegurada sua presença no segundo turno, que deverá ser disputado em 9 de outubro, possivelmente contra o candidato Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, que estava com 17% dos votos.
Logo em seguida, segundo a apuração, aparecem Plínio de Arruda Sampaio com 13,4%, Raul Pont com 12,7%, Maria do Rosário com 12%. Já sem chance alguma, estavam Markus Sokol com 1,4% e Gegê, com 0,6%.
Na última preliminar haviam sido apurados 201mil votos. A expectativa é que o número de votos chegue a 270 mil, superando com folga o quórum de 15% sobre os 820 mil petistas filiados e aptos a votar.
Até as 20h, não havia, ainda, nenhum voto totalizado proveniente dos Estados do Amazonas, Amapá e Roraima.
A posse dos novos dirigentes nacionais do PT deverá ser antecipada para outubro, segundo modificação de artigo do regulamento aprovada pela Comissão Executiva Nacional.
Será convocada uma reunião do Diretório Nacional para o fim de semana posterior à proclamação dos resultados das eleições internas do partido, quando será dada posse aos novos dirigentes ou designada nova data próxima.
O regulamento original prevê que a nova direção assuma no Encontro Nacional marcado para o início de dezembro. Com a mudança, a posse deve ser antecipada para outubro.
AGÊNCIA O GLOBO E SITE DO PTGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.