| 29/08/2005 14h35min
O secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini, informou na sede nacional do PT que só vai falar aos jornalistas depois da entrevista coletiva do presidente do partido, Tarso Genro, em Porto Alegre, marcada para as 15h. Berzoini deverá ser oficializado nesta segunda-feira como o futuro candidato a presidente nacional do PT na chapa do Campo Majoritário, em substituição a Tarso, que deve anunciar a desistência de sua candidatura.
No domingo, Berzoini disse que estava disposto a ser o candidato do Campo Majoritário, mas que dependia da definição de Tarso quanto à sua desistência. Tarso fica como presidente do PT até dezembro.
Na eleição direta para presidente, no dia 18 de setembro, o Campo Majoritário vai enfrentar outros seis candidatos da ala esquerda e moderada: Plinio de Arruda Sampaio (esquerda), Maria do Socorro (moderada), Raul Pont (esquerda), Valter Pomar (esquerda), Marcos Sokol (ultraesquerda) e Gegê (esquerda e movimentos sem-teto).
Se um dos sete candidatos não fizer 50% dos votos no dia 18 de setembro, haverá segundo turno no dia 9 de outubro, mas a composição do novo Diretório Nacional será feita com base na eleição do primeiro turno. Ou seja, se o Campo Majoritário não vencer a eleição no primeiro turno, fazendo menos de 50% dos votos, o Diretório Nacional poderá ter, pela primeira vez em dez anos, uma maioria de esquerda, contra a política econômica do ministro da Fazenda, Antonio Palocci.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.