clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/08/2005 18h27min

Revelações de Duda Mendonça agitam CPI dos Correios

Publicitário informou que houve movimentação de dinheiro no Exterior

Ainda há muita sujeira debaixo dos tapetes do Congresso Nacional. Essa foi a impressão deixada pelos depoimentos do publicitário baiano Duda Mendonça e de sua sócia, Zilmar Fernandes da Silveira à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, dados nesta quinta. Apenas Zilmar havia sido convocada para depor, mas Duda surpreendeu os parlamentares ao se oferecer para falar.

– Minha idéia ao vir aqui é abrir meu coração e contar sem reservas as coisas que aconteceram – disse.

Ao lado de Zilmar, o publicitário baiano confirmou ter recebido cerca de R$ 10 milhões do empresário Marcos Valério, para pagamento de dívidas do PT com a agência. Duda afirmou que já trabalhou com quase todos os partidos políticos e citou PSDB, PPB e PT como seus clientes. Mas o que mais deixou indignados os parlamentares foi a revelação feita por Duda de que os R$ 10 milhões teriam sido depositados em uma conta nas Bahamas, criada a pedido de Valério.

Ao saber da informação prestada pelo publicitário, o empresário mineiro reagiu, dizendo que a solicitação de que o dinheiro fosse depositado em tal conta partiu de Zilmar e Duda. No meio da tarde, Marcos Valério emitiu uma nota a imprensa onde acusou o publicitário baiano de mentir em seu depoimento. Em entrevistas, ele desafiou Duda para uma acareação.

– Eu não estou culpando ninguém. Eu fiz uma promessa a minha mulher que ia falar a verdade de todos os fatos. Eu não vou poupar as pessoas que me usaram, as pessoas que através de mim receberam dinheiro (...) Se vai atingir o Lula ou outros eu não sei – afirmou Marcos Valério.

A informação da existência de conta nas Bahamas também despertou a oposição para uma possibilidade esperada por seus integrantes desde o início das denúncias: conseguir envolver o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos esquemas e, assim, iniciar o processo de impeachment. O senador Alvaro Dias(PSDB-PR) disse que o assunto deve começar a ser discutido pelo Senado Federal.

O publicitário afirmou, contudo, acreditar no governo Lula e que se o presidente não corresponder ao que esperava na campanha eleitoral, nunca mais trabalhará em publicidade para políticos.

O tremor provocado por Duda chegou também à economia: desde o depoimento da mulher do publicitário Marcos Valério, Renilda de Souza, o mercado financeiro não reagia tão mal a declarações feitas na CPI dos Correios. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou o pregão viva-voz de hoje contabilizando queda de 1,48% depois de 15 dias de calmaria e bons números.

Com informações das agências Senado e O Globo.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.