clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 09/08/2005 20h03min

Tarso ameaça desistir da candidatura à presidência do PT

Com manobra, ex-ministro tenta seduzir esquerda e centro do partido

Pressionado dentro do Campo Majoritário, Tarso Genro iniciou nesta terça uma estratégia para tentar aglutinar forças do centro e da esquerda do PT a fim de conseguir apoio a sua candidatura à presidência nacional do partido. Ele reuniu-se com a bancada petista da Câmara para discutir propostas para enfrentar a crise política. Tarso sinalizou que pode abandonar a disputa caso surja nome capaz de aglutinar 80% da bancada. Na quinta, ele tem encontro marcado com o grupo de deputados do bloco de esquerda do partido.

A possibilidade de Tarso desistir é impulsionada pelas resistências do Campo Majoritário, corrente dominante no partido que o apóia com reservas. O grupo ainda é comandado pelo deputado José Dirceu (PT-SP), com quem Tarso admite ter divergências. Tarso Genro bateu de frente com Dirceu ao defender resolução partidária que cassava a legenda de deputados do PT que decidirem renunciar com o objetivo de preservar direitos políticos. A idéia foi lançada na reunião do diretório nacional do PT no último de fim de semana. Na reunião desta terça, o assunto voltou a ser abordado.

– Foi nesse momento que o Zé Dirceu pediu a palavra. Ele primeiro declarou apoio à candidatura de Tarso Genro. Em seguida, negou que tivesse intenção de renunciar e, por fim, exigiu que tivesse o direito de se defender sem ser pressionado – disse o deputado Fernando Ferro (PT-PE).

Nomeado líder interino da bancada do PT, o parlamentar pernambucano avaliou que Tarso está mesmo disposto a abandonar sua candidatura pelo Campo Majoritário. Ferro, que é da tendência de centro Movimento, viu com bons olhos a iniciativa do presidente interino do PT em abrir uma discussão com a bancada. A atitude também foi avaliada positivamente pelo deputado Ivan Valente (PT-SP), integrante do grupo de 21 parlamentares que representa o bloco de esquerda dentro da bancada do PT na Câmara.

Outro sinal de que o Campo Majoritário admite mudanças na bancada é o lançamento do nome do deputado Henrique Fontana (PT-RS) ao posto de líder. Ele pertence à tendência Esquerda Democrática do Rio Grande do Sul, que apóia a candidatura de Valter Pomar à presidência do PT.

As informações são da Agência O Globo.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.