clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 29/07/2005 09h19min

Região Norte critica criação da universidade do Pampa

Manifesto pedindo outra instituição foi entregue ontem a Tarso

Em seu penúltimo dia como ministro da Educação, Tarso Genro recebeu um manifesto reivindicando a criação de uma universidade federal no norte do Estado. O documento foi entregue ontem à tarde na visita a Palmeira das Missões.

O grupo responsável pela elaboração do documento aproveitou para criticar o movimento que levou à criação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

– Não houve um debate democrático para definir a região mais carente. Somos mais de 4 milhões de habitantes distantes do Ensino Superior gratuito. A escolha não levou em conta o interesse público, mas sim o interesse político dos principais articuladores – argumenta João Pedro Fagundes, vereador pelo PT de Ijuí e coordenador do Comitê Pró-Universidade Federal na Região Norte.

Para o grupo, que reúne 60 municípios da Metade Norte e recebe o apoio de outras 40 prefeituras, o sul do Estado já conta com universidades federais em Santa Maria, Rio Grande e Pelotas. Apesar da implementação da Unipampa, o Comitê promete manter a mobilização recolhendo até outubro um milhão de adesões no abaixo-assinado que busca avalizar o pedido.

O manifesto foi entregue a Tarso durante a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções que dará origem a duas extensões da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): uma em Palmeira das Missões e outra em Frederico Westphalen. O ministro projetou que os convênios firmados solucionarão o problema da Região Norte.

– A ampliação dos cursos da UFSM vai cumprir no futuro o desejo de vocês para a criação de uma universidade federal no Norte. Mas esse processo precisa ser conduzido com paciência – defendeu.

Cada extensão da UFSM abrigará no início três cursos. Enquanto os novos prédios estiverem em construção, a universidade vai utilizar uma estrutura provisória.

Em quatro anos o investimento do MEC será de R$ 12 milhões no projeto, envolvendo a contratação de 135 professores e 53 funcionários, e o ingresso de aproximadamente 1,3 mil estudantes.
 

EDUARDO CECCONI/ PALMEIRA DAS MISSÕES
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.