| 28/07/2005 21h55min
A versão definitiva do anteprojeto de Reforma Universitária será conhecida amanhã à tarde, com a entrega do documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme o Ministério da Educação, 30 entidades e especialistas apresentaram sugestões ou emendas ao texto anterior.
O documento segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A expectativa é de que as votações ocorram ainda em 2005.
A primeira versão da Reforma Universitária apareceu em dezembro, depois de um processo de discussão que envolveu 240 entidades, e gerou muita polêmica. Entre as críticas levantadas figurava o que foi visto como um excessivo controle sobre as instituições privadas.
Para a segunda versão, de maio, o ministério recebeu 121 emendas e enxugou o anteprojeto de cem para 72 artigos. A nova redação acolheu muitas das críticas apresentadas e acabou sendo melhor recebida no setor. Entre as novidades, o texto prevê a vinculação de recursos para assistência estudantil e incentiva oferta no período noturno de um terço das vagas de graduação nas instituições públicas.
A segunda versão também gerou algum descontentamento. Movimentos sociais criticaram alterações na política de cotas. O desagrado foi motivado pelo prazo, até 2015, concedido às universidades federais para que metade dos seus alunos sejam oriundos do Ensino Médio público.
A entrega do documento com a versão definitiva do anteprojeto será realizada às 15h30min, em Brasília, pelo ministro da Educação, Tarso Genro.
No mesmo ato, será empossado o substituto de Tarso, Fernando Haddad.
Com informações de Zero Hora e do site do Ministério da Educação.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.