clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/07/2005 17h51min

Dom Evaristo Arns acredita que Lula sabia do mensalão

Religioso se diz indignado com denúncias

O arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, afirma que, hoje, já acredita que Lula sabia do mensalão e não toma as providências que deveria tomar. O religioso acompanha, pelo noticiário, a onda de denúncias de corrupção que nos últimos dias atingem o Partido dos Trabalhadores, setores do Congresso nacional e o governo do presidente Lula. O religioso se diz "muito decepcionado" com o governo do ex-sindicalista do ABC, que ele ajudou a livrar da cadeia na greve dos metalúrgicos em 1980.

Em entrevista exclusiva ao Diário de S. Paulo, em sua casa, na zona norte da capital, dom Paulo Evaristo Arns, de 83 anos, se confessa indignado com o que tem ouvido sobre o crescente escândalo envolvendo integrantes do PT, de outros partidos e do governo. Meses atrás, preocupado com o rumo do governo Lula, o cardeal telefonou para o então representante da igreja católica no Palácio do Planalto, Frei Betto, assessor especial da Presidência da República.

– Não dá mais para agüentar esse governo. Que fazer? – perguntou ele a Betto.

O velho líder religioso, que atravessou o regime militar e a redemocratização do país no comando da igreja e ajudou no parto do PT, ouviu de Frei Betto algo que não esperava.

– Eu também não agüento mais. Vou me retirar – respondeu Betto, segundo dom Paulo.

Ele teme pelo futuro do país e acredita que a enxurrada de denúncias de propina e o dinheiro ilegal passando de mão em mão estão deixando o Brasil "ferido, machucado".

Dom Paulo acha que, se ficarem comprovadas as denúncias em apuração no Congresso, os petistas envolvidos com corrupção devem ser punidos com a exclusão do partido. Olhando para o cafezinho servido às visitas - que a saúde debilitada o impede de saborear, mas que, segundo ele, é elogiado até no Vaticano -, Dom Paulo recorre à cautela ao falar de eventuais saídas para a crise política.

O velho conselheiro dos católicos termina a entrevista com uma tentativa de alento, porém, sem conseguir esconder, mais uma vez, sua visão pouco animadora da conjuntura política brasileira:

– O povo sabe vencer as maiores dificuldades criadas pelos governos incapazes ou por pessoas que não respeitam a dignidade do povo e a capacidade do povo.

As informações são da agência O Globo.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.