| 20/07/2005 22h38min
A situação do Caxias que já é ruim pode ficar ainda pior. De acordo com o diretor do departamento técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgilio Elísio, o clube escalou irregularmente o atacante Bebeto na partida contra o Bahia, na última sexta-feira. Por causa disso, o time grená será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nos próximos dias. A condenação e a perda de seis dos 12 pontos que tem na classificação são quase certas.
Na partida contra o Marília, há cerca de dois meses, pela sexta rodada da competição, Bebeto entrou em campo com um cartão amarelo, recebido contra o Avaí. No início do segundo tempo ele foi advertido e, no final, recebeu o vermelho. Então, se configurou o erro do clube, que contabilizou a expulsão, mas não descartou – o que seria o correto – o cartão amarelo recebido pelo jogador na partida.
Foi o suficiente para que o controle de cartões passasse a ser feito de forma equivocada pelo clube. Bebeto cumpriu suspensão no jogo seguinte, contra o Grêmio, e retornou contra o São Raimundo. Então, tomou mais um amarelo, que, na contagem do clube, seria o terceiro, quando, na verdade, era o segundo. O atacante, então, ficou de fora do confronto diante do União Barbarense, pela nona rodada, quando não precisava.
Depois disso, Bebeto ficou à disposição nos jogos contra Vila Nova e Portuguesa. Então, foi a vez de enfrentar o Santa Cruz. O atacante levou mais um amarelo. Conforme o clube, o primeiro da nova série. Para a CBF, o terceiro, o que impediria o atleta de participar do confronto com o Bahia, o que não aconteceu.
O departamento jurídico do Caxias vai analisar nesta quinta todas as súmulas dos jogos do clube para começar a formular a defesa no julgamento, que ocorrerá nos próximos dias no STJD.
Se for confirmada a perda de seis pontos, o Caxias, que atualmente tem 12 pontos, ficaria com apenas seis, voltaria à lanterna da competição e, nos oito últimos jogos, precisaria marcar um mínimo de 20. Ou seja, teria que ganhar pelo menos sete partidas.
No ano passado, o Santo André enfrentou problema semelhante, quando perdeu 12 pontos pela escalação irregular de um jogador em dois jogos. Mesmo assim, o clube paulista, que estava em situação bem mais cômoda do que o Caxias, conseguiu se livrar o rebaixamento, mas acabou de fora da fase decisiva.
As informações são do jornal Pioneiro.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.