clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 14/07/2005 11h17min

Inflação do Brasil foi a segunda maior do Mercosul

Pesquisa inédita do IBGE considera preços entre 2000 e 2004

A inflação registrada no Brasil em 2004 foi a mais alta entre os países incluídos em uma pesquisa inédita do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que compara a variação de preços nos quatro países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e no Chile.

O novo índice de Preços ao Consumidor Harmonizado (IPCH), criado pelo estudo, chegou a 7,7% no Brasil, e 7,3% no Uruguai, que ficou em segundo lugar. A menor inflação no período foi verificada no Chile, onde os preços subiram 2,6%.

A pesquisa do IBGE leva em conta a inflação entre janeiro de 2000 e dezembro de 2004. Nesse período, o IPCH acumulado no Brasil (53,5%) foi o segundo maior entre os países pesquisados. A maior variação de preços foi registrada no Uruguai (63,2%). Já a menor (16,1%) ficou com o Chile. A Argentina (52,9%) e o Paraguai (51,7%) ficaram logo atrás do Brasil.

No Brasil, a maior alta de preços veio de alimentos e bebidas não-alcoólicas. Esses produtos, com forte peso no bolso do consumidor de baixa renda, subiram 60,5% no período. No Uruguai, transportes responderam pela maior alta (105,3%) e artigos de vestuários e calçados apresentaram a menor taxa neste período (36,0%). Na Argentina, a maior alta (93,4%) foi verificada nos preços das bebidas alcoólicas e cigarros, e a menor, de comunicações (8,6%). No Paraguai, comunicações (256,2%) teve a maior variação, e saúde (23,0%), a menor. No Chile, transportes teve a maior alta (42,9%), enquanto que, artigos de vestuário e calçado apresentaram variação negativa de 20,6%.

O estudo foi feito em parceria com órgãos de estatística oficial de cada um dos países participantes e segue o manual da Organização Internacional do trabalho (OIT). No caso do Brasil, o IPCH foi calculado com base nas informações do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE.

Com informações do IBGE e do Globo Online.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.