clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/06/2005 20h33min

Thomaz Bastos suspende pronunciamento em cadeia nacional

Ministro falaria na noite desta segunda sobre o combate à corrupção

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, não fará pronunciamento em rede de rádio e televisão inicialmente previsto para a noite desta segunda, 6. A expectativa é de que o ministro faça o pronunciamento nesta terça.

Bastos falaria sobre o combate à corrupção. A decisão foi tomada após a divulgação de denúncias de deputado Roberto Jefferson (PTB), cujo teor causaram reação do PT. Jefferson citou um suposta mesada paga a parlamentares em troca de apoio em votações no Congresso. O dinheiro seria dado pelo tesoureiro do PT, Delúbio Soares.

No início da noite desta segunda, o ministro-chefe da Coordenação Política e Assuntos Institucionais, Aldo Rebelo, afirmou que não há acusação de envolvimento do governo no esquema denunciado por Jefferson.

– O que há é uma denúncia envolvendo o pagamento de um partido a outros partidos. E esses partidos, portanto, são o alvo desta denúncia. E não o governo – disse o ministro.

Rebelo disse ainda que o governo tem a intenção de esclarecer que, em nenhum momento, soube oficialmente da denúncia.

Em entrevista publicada na edição desta segunda do jornal Folha de São Paulo, Jefferson diz ter tomado conhecimento, por intermédio de diversos parlamentares, da existência de um esquema de pagamento mensal a deputados, o chamado "mensalão", no Congresso. Deputados do PP e do PL, segundo ele, recebiam até o início deste ano R$ 30 mil por mês. Ainda segundo Jefferson, esse dinheiro seria pago por Delúbio Soares, tesoureiro do PT.

O presidente do PTB diz que, desde o início de 2004, levou essa informação sobre o suposto pagamento a vários ministros, incluindo Aldo Rebelo, quando este ainda era líder do governo na Câmara, antes de ser nomeado ministro.

Com informações da Rádio Gaúcha e da Agência Brasil.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.