| 11/04/2005 12h41min
A operação Tango, deflagrada nesta segunda, dia 11, pela Polícia Federal, descobriu o envolvimento do Banco Santos, sob intervenção do Banco Central desde novembro do ano passado, no esquema que envolvia crimes financeiros e lavagem de dinheiro em seis Estados. A instituição de Edemar Cid Ferreira comprou em junho do ano passado a Vale Couros Trading, empresa utilizada pela organização criminosa.
– (A compra foi feita) na tentativa de afastar a ameaça de intervenção do Banco Central – informou a PF em nota.
O esquema de que a Vale Couros fazia parte, segundo a PF, consistia na utilização de créditos tributários frios, que eram oferecidos a empresas com dificuldades financeiras. A investigação vem sendo feita desde 2002 pelo Núcleo de Repressão a Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, e resultou em 19 mandados de prisão e 27 mandados de busca e apreensão. A operação mobiliza 300 policiais e se estende ainda por São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Tocantins e Paraíba.
Entre os integrantes do esquema está o argentino César de La Cruz Mendoza Arrieta, que segundo a PF é "apontado por uma CPI e outras investigações como um dos maiores fraudadores da previdência social". Segundo a PF, empresários e servidores públicos compõem o grupo criminoso.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.