| 16/02/2004 21h44min
O relatório semanal de mercado do Banco Central divulgado nesta segunda, dia 16, revela que as quase cem instituições pesquisadas estão fazendo estimativas cautelosas sobre o futuro da economia do país. O Comitê de Política Monetária (Copom) inicia nesta terça, dia 17, a reunião que vai definir a taxa Selic para o mês de fevereiro, mas o mercado já imagina que não haverá cortes, mantendo a taxa em 16,5% neste mês.
Segundo a pesquisa, a trajetória de cortes deverá ser retomada apenas em março e, mesmo assim, de forma bastante tímida: o mercado projeta um corte de apenas 0,25 ponto percentual. A manutenção da taxa em janeiro não teria sido suficiente para frear a inflação, o que só deve começar a ocorrer lentamente em fevereiro e, de uma forma mais pronunciada, em março, cenário que favoreceria novos cortes.
Com isto, a economia deve encontrar dificuldades para crescer este ano, o que fez com que o mercado projetasse um aumento na expectativa do juro básico
no final do ano pela segunda
semana consecutiva. Os 13,63%, estimados no último levantamento, agora são 13,80%. A nova perspectiva econômica também reduziu a estimativa de cortes nos juros em 2004 de 2,87 para 2,7 pontos. Outro fator que contribuiu para as previsões menos otimistas foi a divulgação da denúncia de corrpução de um ex-assessor parlamentar do governo, que pode ter desdobramentos durante a semana.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.