clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

RS registra alta de 8,4% na produção de setembro

Estado teve a quarta maior alta entre as 12 regiões pesquisadas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta, dia 14, a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional referente ao mês de setembro. O Rio Grande do Sul teve a quarta maior alta na indústria entre as 12 regiões pesquisadas, com 8,4% de aumento. O resultado, comparado a setembro de 2002, ficou acima da média nacional, que foi de 4,2%.

A produção industrial cresceu em 11 das 12 áreas pesquisadas. Também tiveram resultado positivo os Estados do Espírito Santo (16,2%), Pernambuco (15,3%), Bahia (9,2%), São Paulo (5,7%), Minas Gerais (2,6%), Santa Catarina (1,8%), Paraná (1,7%) e Ceará (1,4%). A região Sul teve desempenho positivo de 3,8%. O Rio de Janeiro foi a única área a apresentar queda de produção (-3,4%), influenciada pelos índices negativos de química, extrativa mineral e têxtil.

O resultado da indústria gaúcha veio após dois meses consecutivos em queda. No ano, o índice acumula alta de 2,6%. O acumulado nos últimos 12 meses se mantém estável em 3,2%. Os desempenhos positivos de 11 dos 19 ramos industriais foram responsáveis pelo aumento de 8,4% no indicador mensal.

Segundo o IBGE, o dinamismo apresentado pelo setor de bens de capital para fins agrícolas, beneficiado tanto pelo bom desempenho da agroindústria quanto pelo aumento das exportações, explica a contribuição da mecânica (30,2%). Em seguida, também com influência positiva, se destaca o setor de material de transporte (23,1%). Porém, material elétrico e de comunicações (-12,4%) e madeira (-37,8%) exerceram as principais pressões negativas.

O indicador acumulado no ano, com resultado positivo de 2,6%, refletiu os desempenhos favoráveis em nove dos 19 segmentos. Novamente, mecânica (21,8%) e material de transporte (7,2%) apresentaram os principais impactos positivos sobre o índice. No entanto, fumo (-10%) e produtos alimentares (-3,3%) foram os destaques negativos.


 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.