clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/07/2012 18h41min

Tiro com Arco: conheça o funcionamento do arco e flecha olímpico

Daniel Xavier, Bernardo Oliveira e Gustavo Trainini competem pelo Brasil

O arco e a flecha eram usados como arma desde a antiguidade, inclusive fazendo parte de diversas lendas clássicas. Após a invenção das armas de fogo, o tiro com arco começou a ser praticado como modalidade desportiva na Europa, e teve seu primeiro torneio registrado no século XVII, na Inglaterra.

» Clique aqui e veja todos os horários e canais de transmissão dos jogos de Tiro com Arco na televisão

» Clique aqui e confira a página especial dos Jogos Olímpicos 2012 de Londres

O tiro com arco moderno é disputado com dois tipos de arco, o recurvo e o composto. O recurvo é mais simples, basicamente composto pelas tiras que, esticadas, fornecem a energia ao dardo. O composto possui outros dispositivos que facilitam o disparo, como roldanas e um gatilho para esticar a corda. Nos Jogos Olímpicos, apenas o arco recurvo é permitido. As flechas modernas podem ser feitas de alumínio, de madeira, de fibra de carbono com pontas de aço. O alvo é feito de papel ou materiais sintéticos, com seis círculos concêntricos e três cores: amarelo, próximo ao centro, onde a pontuação é maior (10 e 9 pontos, dependendo do anel), vermelho, na região intermediária, onde o atleta pode marcar 7 e 8 pontos, e azul, onde o arqueiro marca 6 pontos se acertar.

Nos Jogos Olímpicos, são distribuídas quatro medalhas de ouro para este esporte. As modalidades feminina e masculinas são disputadas tanto de forma individual como em equipes. A competição está organizada da seguinte forma: o alvo fica a 70m de distância, ao ar livre. Na rodada qualificatória, 64 arqueiros disparam 72 flechas (seis séries de seis flechas em duas rodadas) sobre um alvo com 1,22 metro de diâmetro. A pontuação obtida é usada para formar as chaves da fase eliminatória. Nela, é feito o "combate olímpico", disputa entre dois arqueiros de cada vez, na qual são disparadas quatro rodadas de três flechas. O arqueiro com a pontuação maior avança para a fase seguinte. As competições olímpicas dessa modalidade ocorrem de 27 de julho a 3 de agosto.

A Coreia é o país que mais vezes conquistou medalhas de ouro nesta modalidade. A delegação brasileira conta com três atletas que disputarão as medalhas do tiro com arco: Daniel Xavier, Bernardo Oliveira e Gustavo Trainini.

Se você quiser praticar o tiro com arco em Curitiba e região metropolitana, a Confederação Brasileira de Tiro com Arco recomenda três locais: o Clube Orion de Tiro, o Clube Cultura de Campo Largo e a RD Arqueria, ambos em Campo Largo.

Compartilhar

Reprodução / CFTarco Divulgação

Daniel Xavier é um dos representantes do Tiro com Arco brasileiro
Foto:  Reprodução  /  CFTarco Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

24/07/2012 17h40min
Em período olímpico, a Petiscaria do Victor oferece prato tradicional inglês
24/07/2012 16h42min
Brasil em campo! Confira os dias e horários dos jogos das seleções femininas e masculinas
24/07/2012 16h03min
Origem dos Jogos Olímpicos está no Atletismo
20/07/2012 14h46min
Esportes em altíssima resolução: escolha da TV influencia na qualidade
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.