clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 07/12/2011 15h32min

Cinco dicas essenciais para enfrentar as dinâmicas de grupo

Especialistas dão dicas de comportamentos e atitudes para ganhar pontos nas etapas de seleção

Em um processo de recrutamento e seleção, o momento da interação e desenvolvimento de atividades entre os candidatos é muito importante. O profissional pode ganhar muitos pontos, ou findar seu destino na vaga almejada, dependendo do seu desempenho. Especialistas no assunto indicam comportamentos e atitudes ideais para garantir seu desempenho em dinâmicas.

>> Empresas de Recursos Humanos em Curitiba

1 - Autenticidade:
“O candidato deve procurar ser ele mesmo. Não é o que fala mais na dinâmica que provavelmente se destacará. O profissional deve se comportar naturalmente, como ele agiria se estivesse em uma situação de trabalho normal. Tentar se moldar de maneira forçada no perfil da vaga ou empresa também não funciona, pois a verdade aparecerá depois”, aponta Jonas Kafka – diretor da Holden, consultoria de RH.

>> As 12 perguntas mais comuns numa entrevista de emprego

2 - Participação efetiva:
“Os recrutadores esperam que o candidato seja participativo. Ele deve tentar colaborar com o grupo e contribuir com o bom andamento da dinâmica. Nas atividades, mostrar confiança e seguir exatamente o que foi sugerido é o mais adequado”, relata Jonas.

Dinâmica

3 - Postura:
“O candidato precisa chegar no horário agendado, sem atrasos e saber quem deve procurar. Usar roupas sociais e discretas e desligar o telefone celular ou qualquer outro aparelho eletrônico que possa interferir. Evitar ficar de braços cruzados ou sentado, com o corpo inclinado para trás, o que pode demonstrar falta de interesse. Não falar mal de antigos chefes e/ou empresas”, indica Daniella Correa, consultora de Recursos Humanos da Catho Online.

>> Como se vestir para uma entrevista de emprego

4 - Comunicação:
“O candidato deve ter muito cuidado com o vocabulário e evitar gírias, erros de pronúncia e palavrões. Deve ser objetivo e claro e evitar falar alto ou baixo demais”, alerta Daniella.

>> Executivos querem mudar de empresa em três anos

5- Atenção:
“Como o candidato não sabe quais serão as características a serem examinadas, a questão não é se destacar ou não, mas obviamente manifestar as características desejadas no processo, e ser objetivo e atencioso na abordagem do assunto e das pessoas”, conta Mariá Giuliese, diretora executiva da Lens & Minarelli, consultoria especializada em outplacement e aconselhamento de carreira.

Compartilhar

PENSE EMPREGOS
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.