Arquitetura | 18/03/2011 08h15min
Uma concorrência internacional com o objetivo de estimular ideias concretas e propostas revolucionárias rolou ao longo do ano passado com foco na paisagem da Itália. O resultado, divulgado em dezembro, mostrou que dá para ser criativo, apostar em projetos de encher os olhos e ainda preservar o planeta.
O Parco Solare Sud (Parque Solar Sul, em tradução livre) desafiou arquitetos e designers no mundo todo a encontrar um jeito diferente para reutilizar cerca de 10 quilômetros da Autostrada del Itália Sole, entre os municípios de Scilla e Bagnara, na Itália. A estrada, construída entre os anos 60 e 70, conta com imponentes e audaciosos viadutos previstos para serem desativados.
Em vez de destruir a via, a ideia é reutilizá-la com um projeto que proporcione interação com o ambiente - com a impressionante vista das paisagens rurais de um lado e do mar de outro - e produza energia limpa e renovável. Além disso, a proposta também deveria atender a necessidade de deslocamento norte-sul e assegurar melhores ligações entre Scilla e Bagnara.
Os projetos vencedores enchem os olhos pela beleza e pela proposta ousada de aproveitamento da estrutura. Confira:
Primeiro lugar
PR+OFF, dos franceses Philippe Rizzotti, Vermet Tanguy, Manal Rachdi e Samuel Nageotte
Valoriza as culturas locais e o potencial energético da área vulcânica. A ideia é criar aldeias verticais que abriguem habitação, serviços e lojas. As estruturas seriam interligadas por passarelas para o mar e estradas para as cidades.
O sistema é autônomo em relação à água, pela captação da chuva, e à energia, pela energia geotérmica.
Segundo lugar
Coffice, dos italianos Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino
Propõe um sistema que combina energia solar e eólica. O projeto utiliza o espaço entre os pilares dos viadutos já existentes para abrigar um sistema de turbinas de energia eólica. O parque solar se estenderá por toda a pista interna, com a pista externa restante reservada ao trânsito de veículos.
Terceiro lugar
J-A, dos colombianos Daniel Azuero, Tomas Jaramillo, Andres Gutierrez e Juan Jaramillo
Defende que o espaço seja destinado à educação ambiental. A ideia é estimular a participação da comunidade na construção do espaço.
na construção do espaço. ZERO HORAGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.