Ambiente | 01/03/2011 07h11min
Quatro dos rinocerontes mais raros do mundo foram fotografados em um parque nacional na Indonésia. A informação, vinda de um grupo de ambientalistas, fortalece as esperanças de que a população desses animais seja viável.
As imagens tomadas por câmeras sensíveis a movimentos mostraram duas fêmeas do rinoceronte de Java e seus dois filhotes no Parque Nacional Ujung Kulon em novembro e dezembro do ano passado, de acordo com uma nota para a imprensa do Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
Os rinocerontes de Java são uma das espécies em maior perigo de extinção no mundo, com uma população estimada em apenas 50 em Ujung Kulon. Alguns poucos vivem no Parque Nacional de Cat Tien, no Vietnã.
- Essa é uma boa notícia sobre a viabilidade da população - disse Adhi Hariyadi, chefe do projeto da WWF no parque.
As primeiras imagens registradas em novembro mostram uma mãe e seu filho, identificado mais tarde como um macho, caminhando em direção à câmera. Outras imagens da família foram obtidas posteriormente.
Em dezembro, um vídeo de 30 segundos mostrou um filhote maior com sua mãe. O pequeno rinoceronte foi identificado mais tarde como uma fêmea com cerca de um ano.
O chefe do parque nacional, Agus Priambudi, disse que as imagens provêm informação substancial sobre a dinâmica da população de rinocerontes de Java e sobre o sistema de monitoramento da sobrevivência da espécie.
Perto de identificar 14 nascimentos de rinocerontes nos últimos 10 anos, utilizando câmeras fotográficas e de vídeo, o estudo da espécie se concentrará agora em estudar os hábitos do animal, sua distribuição, diversidade genética, assim como a patologia e a causa de estresse, afirmou a WWF.
APGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.