clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Resíduos  | 24/02/2011 08h10min

Para reduzir o desperdício na construção

Dados paulistas afirmam que 10% dos materiais entregues nas obras são desperdiçados

Dados do Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) da Prefeitura de São Paulo revelam que 10% de todos os materiais entregues em canteiros de obras são desperdiçados. Sistemas mais inteligentes, como as paredes duplas, diminuem o entulho e o impacto no ambiente.

A imprecisão na compra, a ineficiência no processo de construção artesanal e os equívocos na elaboração e execução dos projetos, somados às perdas no transporte e no armazenamento, representam desperdício de 10% nos canteiros de obras no Brasil.

Todos os meses o Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) da capital paulista recolhe cerca de 144 mil m³ de entulho. E os números não-oficiais podem chegar a uma quantidade três vezes maior. Dos materiais descartados, 65% são produtos inertes como argamassas, concretos e telhas.

O fato chama a atenção de ambientalistas e vira problema de saúde pública em grandes centros urbanos, que encontram dificuldades na deposição dos resíduos. Em poucos anos, estima-se que a escassez de lugares para descarte elevará o preço para aterrar o material.

Além da reciclagem, que favorece o reaproveitamento do concreto estrutural de resíduos de construção e demolição e de centrais dosadoras em relação aos tijolos cerâmicos e argamassas, a alternativa ecologicamente correta é o uso intensivo de sistemas inteligentes, automatizados, eliminando as improvisações nos canteiros e otimizando o custo.  

O uso de sistemas construtivos como o das Paredes Duplas, desenvolvido pela Sudeste, empresa de pré-fabricados, é um exemplo que garante o controle e o gerenciamento simplificado da obra. Além disso, reduz o tempo efetivo de execução do projeto e envolve menos mão-de-obra, o que também pode significar menos risco de acidentes.

Para Fabio Casagrande, diretor da Sudeste, divulgar as vantagens construtivas e as possibilidades arquitetônicas é imperativo para que a industrialização do setor da construção no Brasil atinja níveis comparáveis a de países mais desenvolvidos.

- A construção precisa de uma base lógica. Se você pega uma parede dupla, por exemplo, pode inserir materiais nos vãos, como resíduos de pneus agregados ao concreto, ajudando a diminuir o descarte de um material que já não serviria para nada.

ZERO HORA
Sudeste / Divulgação

Objetivo é aumentar o aproveitamento do material
Foto:  Sudeste  /  Divulgação


Comente esta matéria
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.